Taxas de sobrepeso e obesidade no Brasil caem pela primeira vez em oito anos

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2014 12h38

Brasília, 30 abr (EFE).- Os brasileiros pararam de engordar e, pela primeira vez em oito anos, foi registrada uma ligeira queda nas taxas da população com sobrepeso e obesa, segundo um estudo apresentado nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

A proporção de pessoas com sobrepeso se situou em 2013 em 50,8% da população, dois décimos a menos que em 2012, e a taxa de obesidade caiu um décimo, até 17,5%, segundo o estudo.

A estabilização das taxas de obesidade e sobrepeso ocorreu de forma generalizada em todas as capitais do país, segundo afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, em entrevista coletiva.

O secretário indicou que é “preocupante” o excesso do consumo de refrigerantes ao invés de água para a hidratação e a substituição de alimentos naturais pelos processados, que costumam conter mais gorduras e açúcares.

O estudo indicou que só 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres comem cinco porções diárias de frutas e hortaliças, quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estudo também mostrou que 11% da população brasileira se declarou fumante, o que significa um descenso de um ponto percentual com relação a 2012. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.