Tempestade “Polo” se transforma em furacão no litoral do México

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2014 01h35

Cidade do México, 17 set (EFE).- A tempestade tropical “Polo” se transformou na noite desta quarta-feira em um furacão de categoria 1 na escala de Saffir-Simpson em frente à costa ocidental do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Às 22h locais (0h de Brasília), o fenômeno estava cerca de 290 quilômetros ao sul de Manzanillo, estado de Colima, e 355 quilômetros ao oeste-sudoeste de Zihuatanejo, em Guerrero, indicou o SMN em um boletim.

“Polo” apresenta ventos máximos sustentados de 120 km/h, sequências de até 150 km/h, e se movimenta rumo ao oeste-noroeste a 17 km/h.

Na atual temporada de ciclones no Pacífico já se formaram os furacões “Amanda”, “Cristina”, “Iselle”, “Hernán”, “Julio”, “Karina”, “Marie”, “Norbert”, “Odile”, e agora “Polo”, assim como as tempestades tropicais “Boris”, “Douglas”, “Elida”, “Fausto”, “Genevieve” e “Lowell”.

Até agora, os únicos furacões que tocaram território mexicano foram “Boris”, no litoral do estado de Chiapas, e “Odile”, em Baja California Sur. EFE

msc/rsd