Tempestade tropical Marty pode se transformar em furacão e atingir o México

  • Por Agencia EFE
  • 27/09/2015 21h21

México, 27 set (EFE).- A tempestade tropical Marty, que se formou neste sábado diante da costa mexicana do Pacífico, continua se intensificando e pode se transformar nas próximas horas em furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, informou neste domingo o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

O organismo detalhou em um boletim que a tempestade estava a 380 quilômetros ao sudoeste de Acapulco (Guerrero).

Marty se movimenta lentamente rumo ao no-nordeste a 11 km /h e se intensificará paulatinamente no sudoeste do estado de Guerrero.

A tempestade registra ventos máximos sustentados de 95 km/h e sequências de até 110 km/h.

Perante sua intensificação, foi estabelecida uma zona de vigilância que vai desde Acapulco (Guerrero) até Lázaro Cárdenas (Michoacán).

O SMN lançou a recomendação para que a população tenha cuidado principalmente nas zonas dos estados mencionados por chuvas, vento e ondas e atenda às recomendações emitidas pelas autoridades do Sistema Nacional de Defesa Civil, em cada entidade.

O organismo previu a formação de 19 ciclones na temporada de 2015 na Bacia do Pacífico, que começou formalmente em 15 de maio.

Até agora 13 tempestades se formaram, mas ainda faltam mais de dois meses para o fim da temporada em 30 de novembro.

Em 2014, foram registrados 21 ciclones no Pacífico, convertendo-se assim na temporada mais ativa para esta bacia desde 1992. EFE