Turquia lança novo ataque aéreo contra PKK no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 30/07/2015 12h20
  • BlueSky

Istambul, 30 jul (EFE).- Aviões de combate turcos voltaram a bombardear nesta quinta-feira os refúgios da guerrilha curda do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK) no norte do Iraque, uma operação que ainda continua, apontou em seu site a agência curda “PUKmedia”.

Vários caças penetraram no espaço aéreo iraquiano por volta de meio-dia local (6h, em Brasília) para atacar as zonas montanhosas do nordeste, zona de refúgio da guerrilha que opera na Turquia.

Por enquanto, não há informações sobre os efeitos causados pelos bombardeios, assegura a agência, que cita fontes dos corpos de segurança curdos.

O bombardeio ocorre horas depois que supostos militantes do PKK lançaram um ataque contra um comboio da gendarmaria na província turca sudeste de Sirnak, no qual morreram três soldados.

Um dos atacantes também morreu no tiroteio, segundo o Estado-Maior do Exército turco.

Desde que Ancara e o PKK romperam na sexta-feira a trégua declarada há dois anos, as ações atribuídas à guerrilha curda deixaram 10 mortos, nove deles pertencentes às forças de segurança turcas e um civil que foi alcançado por um disparo ontem à noite, quando um desconhecido metralhou um policial na rua.

O governo turco assegura que o último bombardeio contra a guerrilha, efetuado durante a noite de terça-feira, deixou 190 mortos nas fileiras do PKK.

No entanto, um responsável do PKK baseado na fronteira declarou à Agência Efe ontem que só foram registradas nove baixas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.