Uísque japonês é eleito o melhor do mundo pela primeira vez

  • Por Agencia EFE
  • 04/11/2014 19h18

Londres, 4 nov (EFE).- Um uísque japonês puro malte foi eleito pela primeira vez como o melhor do mundo pelo guia britânico “A Bíblia do Uísque”, editado pelo especialista Jim Murray.

O Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 obteve 97,5 pontos sobre um total de 100 e venceu destilarias escocesas, com uma longa tradição na fabricação de uísque, que este ano ficaram fora dos cinco primeiros postos.

Murray, que provou cerca de 4.500 variedades de uísque para elaborar o guia, descreve a bebida japonesa como “espessa, seca e tão redonda como uma bola de bilhar”.

A fabricação de uísque no Japão começou há cerca de um século, quando um japonês que estudava química em Glasgow voltou a seu país após casar-se com uma escocesa e fundou a destilaria Yamazazi, perto de Tóquio.

O responsável pelo guia ressalta que neste momento nenhum uísque de puro malte escocês “pode se aproximar o mínimo” da qualidade e do sabor do japonês, e alerta às destilarias do norte da Grã-Bretanha que devem aplicar-se “uma pequena dose de humildade” para “perceber que algo está errado”. EFE