Vanuatu se prepara para a chegada de ciclone de categoria 5

  • Por Agencia EFE
  • 13/03/2015 02h12

Sydney (Austrália), 13 mar (EFE).- As autoridades de Vanuatu se preparam para a chegada do ciclone tropical “Pam”, que foi elevado a categoria 5, de máximo poder destrutivo, informou nesta sexta-feira a imprensa local.

“Pam”, que tem potencial para ser o ciclone mais devastador a passar por Vanuatu desde 1987, se desloca em direção ao sudoeste a uma velocidade de 15 km/h, com ventos de até 220 quilômetros no centro, segundo a “Radio New Zealand”.

As autoridades do país ordenaram o fechamento de escolas, mercados e escritórios governamentais e pediram que as pessoas evitem de se aproximar dos rios.

A capital de Vanuatu, Port-Vila, que está ligeiramente acima do nível do mar e que sentirá toda a fúria do ciclone, está paralisada.

O diretor interino do Escritório Nacional de Gestão de Desastres, Peter Korisa, disse que seus funcionários estão preparando os centros de evacuação e distribuindo as provisões necessárias para resistir à passagem do ciclone.

“Estamos ordenando às pessoas, especialmente as dos assentamentos informais da periferia da cidade, a deslocar-se a áreas seguras e a edifícios seguros onde possam resguardar-se do ciclone”, explicou Korisa à “New Zealand”.

O ciclone “Pam” também provocou o fechamento das escolas no sudeste de Fiji, onde militares se desdobraram para ajudar nas tarefas de resposta à passagem deste ciclone, enquanto em Nova Caledônia se pediu à população para preparar as provisões de emergência, acrescentou a fonte. EFE