Temer articula e rito de denúncia vai depender de conjuntura

  • Por Jovem Pan
  • 30/06/2017 13h25 - Atualizado em 30/06/2017 13h26
BRA101. BRASILIA (BRASIL), 26/06/2017.- El presidente de Brasil, Michel Temer, participa hoy, lunes 26 de junio de 2017, en una Ceremonia de Sanción de la Ley que regula la Diferenciación de Precio, en el Palacio de Planalto, en la ciudad de Brasilia (Brasil). Temer, que entre hoy y mañana puede ser denunciado formalmente por supuesta corrupción, participó en un acto con empresarios, se mostró sereno y afirmó que "nada" lo "destruirá". EFE/Joédson Alves EFE/Joédson Alves Presidente busca segurar base aliada em meio à crise

Por mais que a Constituição e a lei prevejam o rito de tramitação de uma denúncia criminal contra o Presidente da República por atos praticados no exercício do cargo, eles não cobrem em detalhes essa situação inédita.

A questão que divide parlamentares do governo e oposição agora é se o Ministério Público deve participar ou não das sessões da Comissão de Constituição e Justiça, que analisa preliminarmente a denúncia de Janot contra Temer. São previstas 10 sessões na CCJ.

Os deputados, porém, não precisa usar todo esse tempo. O presidente da comissão Rodrigo Pacheco (PMDB) pode acelerar o rito desde que em comum acordo com a defesa.

Enquanto isso, os aliados de Temer estão bipolares quanto a essa estratégia. A ideia inicial era ir para o recesso “zerado”. Agora, aliados já falam que é melhor julgar tudo de uma vez e esperar as próximas denúncias que Janot deve apresentar. O rito vai depender de circunstância política.

Camos assistir a novamente a uma novela de recursos e mais recursos, como foi no impeachment de Dilma.

 

Temer esteve em reunião na casa de Heráclito Forte (PSB-PI), que comanda um grupo suprapartidário de deputados. É um parlamentar importante na articulação política para se safar. O presidente vai dar espaço para os partidos, sempre de olho no PSDB, seu principal aliado, que ameaça desembarque da base.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.