5 documentários sobre veganismo para assistir na Netflix
Essas produções não apenas educam, mas também inspiram a reflexão sobre as escolhas alimentares e de estilo de vida
O veganismo é um estilo de vida que busca excluir o uso de produtos de origem animal em todas as áreas da vida, seja na alimentação, vestuário, cosméticos ou qualquer outro aspecto do cotidiano. A filosofia por trás do veganismo baseia-se na ética animal, na preocupação com o meio ambiente e na promoção da saúde.
Nesse sentido, os documentários desempenham um papel significativo na disseminação de informações sobre o veganismo e na conscientização sobre sua importância. Isso porque eles oferecem ideias profundas sobre as implicações éticas, ambientais e de saúde associadas ao consumo de produtos de origem animal.
Além disso, essas produções cinematográficas apresentam entrevistas com especialistas, evidências científicas e imagens impactantes que ajudam a ilustrar os impactos negativos da indústria pecuária no meio ambiente e na saúde humana. Por isso, confira, a seguir, 5 documentários sobre o veganismo que você precisa assistir e compartilhar!
1. Contaminação: A Verdade Sobre o que Comemos (2023)
Dirigido por Stephanie Soechtig, o documentário explora os impactos da agricultura industrial e dos sistemas alimentares modernos na saúde humana e no meio ambiente. Na trama, são destacados casos reais e entrevistas com especialistas, que buscam conscientizar o público sobre os riscos associados à produção e ao consumo de alimentos contaminados, incentivando uma abordagem mais sustentável e saudável para a alimentação.
2. Solo Fértil (2020)
Estrelado por Woody Harrelson, “Solo Fértil” é um documentário que examina a importância do solo para a segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental. Na obra, um grupo revolucionário de ativistas, cientistas, agricultores e políticos se unem em um movimento global chamado “Agricultura Regenerativa”, cujo objetivo é comprovar que o solo da Terra pode ser fundamental para combater as mudanças climáticas e preservar o planeta.
3. Dieta de gladiadores (2018)
Estrelado por Arnold Schwarzenegger, Lewis Hamilton e o vegano Patrick Baboumian, o documentário desmistifica a ideia de que veganos não podem praticar atividade física, pois não consomem proteína o suficiente. Além disso, a obra esclarece outros mitos sobre o veganismo, tudo isso enquanto acompanha o lutador de UFC James Wilks, vencedor do The Ultimate Fighter (UFC), viajando pelo mundo buscando a melhor dieta para o desempenho esportivo.
4. Que Raio de Saúde (2017)
Dirigido e roteirizado pelo cineasta Kip Andersen, esse documentário mergulha na associação de grandes empresas alimentícias com organizações para lucrar em cima de alimentos comprovadamente nocivos. No longa, o cineasta expõe como essas corporações tentam instalar esse tipo de comida na vida da população civil sem que estes se deem conta do que estão ingerindo.
5. Cowspiracy (2014)
‘Cowspiracy’, é um documentário que aborda as questões ambientais relacionadas à indústria da pecuária e sua influência no meio ambiente. Também dirigido por Kip Andersen, com Keegan Kuhn, o longa investiga como a pecuária industrial é uma das principais causas de destruição ambiental, incluindo desmatamento, poluição da água, emissões de gases de efeito estufa e perda de biodiversidade.
Além disso, por meio de entrevistas com especialistas e dados impactantes, a obra explora como a agricultura animal intensifica as mudanças climáticas e destaca o impacto pessoal e global das escolhas alimentares.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.