TSE lança ferramenta que reúne principais informações de cada candidato

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2018 09h14
Reprodução/Portal TSEDivulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou em seu portal o Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas Eleitorais. No DivulgaCandContas é possível obter informações dos candidatos das Eleições Gerais de 2018 que já têm pedido de registro apresentado à Justiça Eleitoral.

Os candidatos ao Palácio do Planalto e seus respectivos vices que desejam realizar seus registos devem se manifestar ao TSE. Aos outros cargos, o registro deve ser feito nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Dia 15 de agosto é o prazo final para que os 35 partidos protocolem os requerimentos do registro.

Com 379 pedidos registrados, o sistema tem como objetivo divulgar as candidaturas e as prestações de contas dos políticos e de seus partidos. A pesquisa pode ser feita por Estado ou município.

O DivulgaCandContas mostra a situação de cada político, seu partido e coligação. Dados biográficos como nome completo, gênero, estado civil, cor/raça, data de nascimento, nacionalidade/naturalidade e ocupação também estão no portal. Além disso, o internauta consegue verificar os bens declarados por cada candidato.

A ferramenta ainda informa as prestações de contas de partidos e político, discriminando gastos e recursos financeiros arrecadados para financiamento de campanha, detalhando fornecedores e doadores.

Atualizações serão realizadas três vezes ao dia. Às 8h, 14h e 19h.

  • Tags: