Cuba criará Academia de Artes Fonográficas

  • Por Agencia EFE
  • 01/05/2015 19h56
  • BlueSky

Havana, 1 mai (EFE).- Cuba criará uma Academia das Artes Fonográficas que estará dedicada à criação e a produção de fonogramas, e a indicar e premiar os que gravam na ilha, anunciaram seus promotores nesta sexta-feira na cerimônia de indicados da Feira Internacional Cubadisco 2015.

O músico Jorge Gómez, promotor do projeto, explicou que a futura Academia das Artes Fonográficas cubana pretende fortalecer os laços entre especialistas do setor em toda a ilha, e servir de ponte para o resto do mundo, segundo o site oficial “Cubasí”.

Gómez se referiu à intenção de estabelecer relações com as demais Academias deste tipo no mundo para fazer trocas frutíferas e fazer chegar a discografia produzida em Cuba.

“Alguns poderão dizer que nossa academia se parece com a NARAS ou a CARAS (Academia de Gravação das Artes e Ciências dos EUA e do Canadá, respectivamente), mas serão os acadêmicos e músicos cubanos que beberam de todos os continentes os que saberão como fazer sua parte sem copiar receitas estrangeiras”, assinalou.

Na opinião do músico cubano “não se deve esperar que um especialista de outro país decida nos indicar ao Grammy, nós mesmos podemos entregar a essas instituições nossa música, que já foi premiada em Cuba, para que seja incluída nos júris internacionais”.

“Não podemos andar para trás porque a música não para. Será uma tarefa forte, mas conseguiremos”, assinalou.

Também indicou que a ideia é incluir o trabalho dos produtores e gravadores independentes e “aproveitar o impulso deles para canalizar” seu trabalho para um melhor posicionamento no mundo do disco em nível nacional e internacional.

Nesse sentido precisou que este ano um terço dos mais de 150 títulos indicados aos prêmios que serão dados pelo evento fonográfico e de selos independentes.

A 19ª edição da “Cubadisco” vai acontecer em Havana entre os dias 15 e 24 de maio, e estará dedicada à música sinfônica e coral, além de ter a Rússia como país convidado de honra.EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.