Lupita Nyong’o se revolta com revista que usou Photoshop em suas fotos: “decepcionada”
Lupita Nyong’o não escondeu a decepção ao ver que suas fotos para a revista Grazia tinham sido alteradas digitalmente. A atriz vencedora do Oscar por “12 Anos de Escravidão”, que tem os cabelos naturalmente crespos e volumosos, usou as redes sociais para desabafar e criticar a publicação por alisar seus cabelos nas imagens.
“Decepcionada que a ‘Grazia UK’ editou e alisou meu cabelo para se adequar a uma noção mais eurocêntrica de como um cabelo lindo se parece”, escreveu no Twitter ao compartilhar as fotos do ensaio.
No Instagram, a atriz publicou um texto ainda mais enfático contra a atitude da publicação – que fez as alterações digitais sem autorização da atriz. “Como já deixei claro com tanta frequência no passado, com todas as fibras do meu ser, abraço minha herança natural e, apesar de ter crescido pensando em uma pele clara e padrão, com cabelos sedosos como padrões de beleza, agora sei que minha pele escura e excêntrica, assim como os meus cabelos crespos, são lindos”, desabafou.
“Estampar a capa de uma revista me satisfaz, pois é uma oportunidade de mostrar a outras pessoas negras – principalmente às nossas crianças – também com cabelos crespos e volumosos, que elas são lindas do jeito que são. Eu estou desapontada com o fato de que ‘Grazia UK’ me convidou para estar na capa deles e, em seguida, editou e alisou meu cabelo para se adequar à noção de como os cabelos lindos devem parecer. Ainda há um longo caminho a percorrer para combater o preconceito inconsciente contra a pele, estilo e textura dos cabelos das mulheres negras”, finalizou.
A publicação ainda não se pronunciou sobre o uso de Photoshop nas fotos da atriz ou sobre as críticas de Lupita Nyong’o.
Disappointed that @GraziaUK edited out & smoothed my hair to fit a more Eurocentric notion of what beautiful hair looks like. #dtmh pic.twitter.com/10UUScS7Xo
— Lupita Nyong’o (@Lupita_Nyongo) November 10, 2017
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.