Morre o inovador estilista Pierre Cardin aos 98 anos
Conhecido por lançar o vestido bolha, o estilista vestiu Eva Peron, Elizabeth Taylor, os Beatles e Mick Jagger
O estilista Pierre Cardin, que durante suas mais de sete décadas inovou no mundo da moda apostando em formas geométricas para a alta costura, morreu nesta terça-feira, 29, aos 98 anos. A informação foi divulgada pelo compositor Laurent Petitgirard, secretário da Academia Francesa de Belas Artes. Cardin morreu em um hospital em Neuilly, em Paris. Filho de um rico comerciante de vinhos, o estilista nasceu perto de Veneza em 2 de julho de 1922, ele e sua família se mudaram da Itália para a França quando ele tinha dois anos. Segundo a CNBC, o estilista tinha apenas 14 anos quando começou como aprendiz de alfaiate. Aos 23, ele se mudou para Paris, estudando arquitetura e trabalhando com a grife Paquin e depois com Elsa Schiaparelli. Na capital francesa, conheceu o cineasta Jean Cocteau e ajudou a desenhar máscaras e figurinos para o filme “La Belle et La Bete”, de 1946.
Em 1953, Cardin apresentou sua primeira coleção feminina e no ano seguinte, ele fundou sua primeira boutique feminina, chamada Eve, e lançou o famoso vestido bolha. A peça ganhou reconhecimento internacional e, logo, sua criação estava sendo usada por nomes como Eva Peron, Rita Hayworth, Elizabeth Taylor, Brigitte Bardot, Jeanne Moreau, Mia Farrow e Jacqueline Kennedy. Em 1957, ele viajou para o Japão, tornando-se um dos primeiros designers europeus a explorar as influências asiáticas. No mesmo ano, ele abriu outra boutique em Paris, desta vez masculina, a Adam, com gravatas coloridas e camisas estampadas. Mais tarde, ele fez os icônicos ternos sem colarinho para os Beatles e ajudou a vestir clientes como Gregory Peck, Rex Harrison e Mick Jagger.
Um dos seus grandes momentos foi em 1959, quando ele chocou o mundo da moda ao apresentar um desfile de prêt-à-porter em uma loja de departamentos, a Printemps, em Paris. Após o desfile, ele foi expulso da elite Chambre Syndicale, a associação francesa de estilistas de alta costura, mas ele acabou sendo reintegrado mais tarde. Com seu nome extremamente conhecido, ele começou a assinar diversos e variados produtos como perfumes, canetas e cigarros. Em 2002, cerca de 800 produtos com seu nome estavam sendo vendidos em mais de 140 países, gerando US $ 1 bilhão por ano.
Le Secrétaire perpétuel, Laurent Petitgirard, et les membres de l’Académie des beaux-arts ont la très grande tristesse d’annoncer la disparition de leur confrère Pierre Cardin. Il avait été élu le 12 février 1992 au fauteuil de Pierre Dux (section des membres libres). pic.twitter.com/sA1mABvZB5
— Académie beaux-arts (@AcadBeauxarts) December 29, 2020
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.