Livros em braille da ‘Turma da Mônica’ serão distribuídos para escolas municipais de SP

  • Por Jovem Pan
  • 02/05/2019 17h06
DivulgaçãoLivro em braile inspirado em Dorinha, da "Turma da Mônica", será distribuído a alunos da rede municipal de São Paulo

Dorinha, personagem cega da “Turma da Mônica” que reconhece seus amigos pela voz e pelo cheiro, é a protagonista do livro “Como Dorinha Vê o Mundo”, que será distribuído gratuitamente para 500 escolas municipais de São Paulo.

O material foi desenvolvido por meio da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Nesta sexta-feira (3), a partir das 14h, os personagens Dorinha e Mônica estarão na instituição para apresentar a publicação e fazer a distribuição.

O livro faz parte da Série Dorina e apresenta a realidade das pessoas com deficiência visual, o sistema braille e outros instrumentos que possibilitam a democratização da cultura e da brincadeira.

Além de a história e os desenhos serem em braille, a história também é escrita no alfabeto português. Assim, quem tem baixa visão ou enxerga também poderá aproveitar.

Dorinha foi inspirada em Dorina de Gouvêa Nowill, fundadora da organização que ficou cega repentinamente, aos 17 anos, em consequência de uma doença não diagnosticada. Este ano, completam-se cem anos do nascimento dela.

*Com Estadão Conteúdo