Livraria Cultura pode abrir loja em casarão em Higienópolis após ação de despejo
A unidade na avenida Paulista encerrou suas atividades em abril, o que levou a loja a se concentrar nas vendas online, abandonando o modelo físico de ‘megastore’
A Livraria Cultura divulgou nas redes sociais um novo endereço na avenida Angélica. A publicação pode sinalizar que a livraria pretende abrir uma loja em um casarão tradicional em Higienópolis. A mudança ocorre após uma ação de despejo movida pelos proprietários do antigo imóvel na avenida Paulista, alegando falta de pagamento dos aluguéis desde 2020, resultando em uma dívida de R$ 15 milhões. A unidade na avenida Paulista encerrou suas atividades em abril, o que levou a loja a se concentrar nas vendas online, abandonando o modelo físico de “megastore” em diversas capitais do país.
O espaço escolhido está localizado na esquina entre a avenida Higienópolis e a Angélica, duas das principais vias de um dos bairros mais nobres de São Paulo. O imóvel, construído na década de 1920 em estilo neocolonialista, serviu como residência para o médico Adolpho Schmidt Sarmento e sua família. Recentemente, abrigava uma agência bancária voltada para clientes de alta renda.
Em fevereiro do ano passado, a Livraria Cultura teve sua falência decretada pelo Superior Tribunal de Justiça, mas em junho a decisão foi revertida por uma liminar do ministro Raul Araújo, que manteve a ação de despejo. Mesmo diante dessas questões legais, a Livraria Cultura ainda não se pronunciou sobre o assunto. A mudança para o novo endereço em Higienópolis pode representar um novo capítulo na história da empresa, que busca se reinventar após o fechamento de sua sede na avenida Paulista.
Veja publicação da livraria
Ver esta publicação no Instagram
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.