35 anos sem John Lennon: relembre 7 canções clássicas do ícone

  • Por Jovem Pan
  • 08/12/2015 10h08
Reprodução/Facebook<p>John Lennon ajudou a popularizar o rock com os Beatles, mas sua obra transcende a música</p>

8 de dezembro de 1980. Era uma fria noite em Nova Iorque quando John Lennon e Yoko Ono retornavam do estúdio para o edifício Dakota, onde viviam. Ao desembarcar do carro, Lennon passou por Mark Chapman, que o chamou. Mas, antes que pudesse virar, o fã alucinado disparou cinco tiros fatais contra ele. Na chegada ao hospital Roosevelt, a triste constatação: morria, aos 40 anos, um dos maiores ícones do século XX.

—related—O legado de Lennon é extenso e extrapola a música. O rockstar de língua afiada e voz rouca, consagrado nos Beatles, tornou-se ativista já no final dos anos 60, quando levantou a bandeira da paz com a canção “Give Peace a Chance”, que se transformou em um hino contra a guerra. Junto com sua esposa, Yoko, ainda envolveu-se em outros eventos políticos, como a luta pelos direitos das mulheres e trabalhadores.

Destacando sua obra artística, a quantidade e a qualidade de material produzido impressionam. Com os Beatles, foram 13 álbuns que colocaram a banda na vanguarda do pop. Todas as composições desse período foram creditadas a Lennon/ McCartney, mas entre as suas colaborações destacam-se “Help”, “In My Life”, “Strawberry Fields Forever”, “All You Need Is Love”, “Lucy in the Sky with Diamonds” e “Come Together”.

O maduro trabalho solo produzido entre 1968 e 1980 rendeu 12 álbuns e incluiu sucessos como “Imagine”, “Happy Xmas (War is Over)”, “Stand by Me”, “Woman” e “Watching the Wheels”.

Após 35 anos de sua morte, qualquer um que goste de música popular – seja fã do trabalho do ex-beatle ou não – sabe que o músico fez parte da revolução na indústria fonográfica e foi fundamental na popularização do rock. Ainda hoje, continua influenciando artistas e inspirando pessoas ao redor do mundo. Por tudo isso, a Jovem Pan montou uma playlist com 7 músicas da carreira de Lennon. Confira:

The Beatles – In My Life

John Lennon – Give Peace a Chance

 

Happy Xmas (War is Over)

 

John Lennon – Imagine

 

John Lennon – Stand by Me

 

John Lennon – Woman

 

John Lennon – Watching the Wheels