Jovem Pan
Publicidade

Toca Raul! Veja 7 músicas essenciais para entender o Maluco Beleza

Raulzito faria 70 anos em junho de 2015

Em 28 de junho de 1945, Raul Seixas nascia em Salvador para ser um dos criadores do rock brasileiro. 

Publicidade
Publicidade

Raulzito misturou Luiz Gonzaga, Elvis Presley e Beatles para criar a sua identidade e conseguiu fãs em todos os lugares do país. 

O artista morreu em 21 de agosto de 1989, há quase 26 anos, devido a complicações pelo constante consumo de álcool. A crise, inclusive, foi retratada em algumas músicas, como “Canceriano Sem Lar”.

Confira sete músicas para entender a carreira de Raul.

1. Pastor João e Igreja Invisível
Marcelo Nova, outro baiano fã incondicional de Raul, decidiu que deveria levantar a moral do amigo que andava tristonho no fim da década de 1980. Pouco antes da morte de Raul, os dois rodaram o Brasil com o disco “A Panela do Diabo” (1989). 

2.Canceriano Sem Lar 
Faixa do disco “Uah Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum!” (1987) já indica: Raulzito era um viciado em tratamento na Clínica Tobias. A música, cuja a letra é bem triste, tem um alto astral.

3.Caubói Fora da Lei 
O músico baiano começou a carreira como cover de Elvis Presley, mas depois aderiu os ritmos nordestinos com o Rock’n’Roll. Outros elementos da cultura norte-americana, como os gibis de caubói e histórias do pistoleiro Durango Kid, foram condensadas nesta divertida canção.

4.Ouro de Tolo 
Na faixa bônus do “Krig-há, Bandolo!” (1973) há um mini resumo da vida do baiano Raul no eixo Rio-São Paulo, onde veio vender seu trabalho para a música fonográfica. Deu certo.

 

5. Canto Para Minha Morte
Morte, vida, bruxaria e história de outras civilizações são temas recorrentes da parceria do Maluco Beleza com o escritor Paulo Coelho. Dos rocks, tem até um bolerinho:

6.Carimbador Maluco
A incrível música de Raul Seixas para crianças é, na verdade, uma grande crítica para a burocracia brasileira.

7. Você Ainda Pode Sonhos
Versão de “Lucy Sky With Diamonds”, clássico dos Beatles, foi um dos sucessos de Raulzito e os Panteras, uma das primeiras bandas do jovem Raul que, na época, tinha 22 anos. 

Publicidade
Publicidade