“Não sei no que vai dar”, diz Gianecchini sobre doença de personagem

  • Por Jovem Pan
  • 10/03/2014 08h22
Gianecchini e Vanessa Gerbelli gravam em praia do RJ

Nos últimos capítulos de Em Família, Cadu, interpretado por Reynaldo Gianecchini, sentiu uma série de sintomas misteriosos, especialmente cansaço excessivo e falta de ar. Acabando com a curiosidade dos telespectadores, o autor Manoel Carlos finalmente revelou qual é o problema do personagem: ele sofre de miocardiopatia dilatada, doença que atinge o músculo do coração, o miocárdio. Em entrevista ao site oficial da trama, o ator garantiu, porém, que não conhece mais detalhes da história.

“Novela é uma loucura, a gente vai sabendo muito aos poucos. Já comecei a ter orientações das médicas que acompanham (a pesquisa da novela). Devo ir a um hospital para acompanhar um pouquinho do trabalho de pessoas que sofrem com essa doença, mas basicamente vou fazendo o que as médicas orientam e de acordo com o que o autor escreve. Não sei exatamente no que vai dar”, detalhou. 

A miocardiopatia dilatada pode se manifestar por conta de uma infecção ou, como é o caso de Cadu, não ter uma causa definida. Ela faz o coração aumentar de tamanho e perder sua capacidade de bombear sangue de maneira eficaz.

“A pessoa manifesta insuficiência cardíaca e, com a evolução dos sintomas, apresenta muito cansaço. Chega ao ponto de o paciente deixar de conseguir fazer as atividades do dia a dia, como tomar banho”, explicou Gabriela Miranda, pesquisadora da novela.

Ao comentar o caso do personagem, Gianecchini não pode deixar de compará-lo com sua própria história. Em 2011, ele enfrentou um linfoma não-Hodgkin, câncer no sistema linfático, e passou por um transplante de medula com sucesso.

“Encarei tudo com a maior força, como encaro até hoje. São coisas da vida que fazem a gente crescer. Não sei como Cadu vai reagir, já que a experiência que eu tive pode não ser a mesma que a dele. Esse personagem tem uma leveza, acho legal não fazer drama, como eu não fiz na minha vida, mostrar que pode ser mais leve, aí tudo fica mais fácil”, completou.

Nos próximos capítulos, a doença abalará o casamento dele com Clara (Giovanna Antonelli), que se aproximará ainda mais de Marina (Tainá Muller).