Obama incentiva que espírito de caridade de Nelson Mandela seja imitado

  • Por Agencia EFE
  • 19/07/2014 02h40

Washington, 18 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, incentivou nesta sexta-feira seus concidadãos a emular o espírito de caridade de Nelson Mandela por ocasião do dia que homenageia o falecido líder sul-africano, uma das pessoas mais “influentes e corajosas” de todos os tempos, disse.

“Hoje me junto às pessoas ao redor do mundo nas comemorações do Dia Internacional de Nelson Mandela”, afirmou o presidente americano em comunicado, ao lembrar que o ex-líder sul-africano é um de seus heróis.

“Nelson Mandela foi um dos seres humanos mais influentes, corajosos e decentes” que pisaram na face da Terra, afirmou Obama, que também mencionou que hoje seria o 96º aniversário de Madiba, nome com o qual é carinhosamente conhecido na África do Sul, e que esta é a primeira fez que a data é comemorada depois de sua morte.

“Madiba disse que este dia não deveria de ser um feriado, mas um dia dedicado à caridade”, destacou Obama, ao recordar que para Mandela não havia presente maior do que dedicar seu tempo para servir ao próximo.

“Pode ser que nunca voltemos a ver a alguém como Madiba, mas podemos honrá-lo e emulá-lo usando nosso tempo hoje, e todos os outros dias, para participar de ações de caridade”, concluiu Obama.

O ex-presidente sul-africano morreu no dia 5 de dezembro e foi lembrado hoje em todo o mundo, inclusive pelo site do Google, que realizou uma pequeno homenagem a Madiba com um “doodle”, uma versão especial de seu logotipo para comemorar datas especiais.

O site reproduziu suas mensagens mais conhecidas como: “Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”. EFE