Relembre curiosidades da carreira de David Bowie

  • Por Jovem Pan
  • 11/01/2016 09h02

Raio no rostoRelembre curiosidades da carreira de David Bowie

Com a morte de David Bowie no último domingo (10), de câncer, o mundo ficou um pouco mais carente do talento de um dos cantores mais revolucionário dos últimos tempos.

Considerado como um verdadeiro camaleão do rock, o cantor vendeu cerca de 140 milhões de cópias no mundo todo e lançou mais de 20 álbuns ao longo de sua carreira, sempre lembrado pela inovação no figurino e ousadia no palco. Confira abaixo alguns dos momentos mais importantes e curiosidades do astro.

Infância
Nascido em Londres, ele já tocava piano e saxofone, quando aos 15 anos formou a sua primeira banda, The Konrads, em meados de 1962. Ele faz aniversário no mesmo dia que outro ícone, Elvis Presley.

Início
Seu primeiro single da carreira foi lançado em 1964, “Liza Jane”.

Artístico
O nome original, David Robert Jones, acabou sendo adaptado apenas para David Bowie, já que o antigo sobrenome era muito confundido com Davy Jones, integrante do The Monkees. Mas não foi a única troca, ele também já usou outras diversas alcunhas, como Halloween Jack e John Merrick.

Pupila
Ainda nos tempos de escola, David e George Underwood se envolveram em uma briga por causa de uma menina. Na confusão, o amigo acabou acertando um forte soco no olho do músico, o que gerou a dilatação permanente de sua pupila direita.

Polêmica
Um de seus álbuns, o “Diamond Dogs”, chegou a ser censurado nos Estados Unidos por conter uma genitália masculina no desenho do cantor em forma de cachorro. A inspiração foi no romance apocalíptico de George Orwell, “1984”, por isso a overdose de informações.

Trauma
O cantor não gostava de tomar chá, uma das bebidas mais tradicionais na Inglaterra, tudo por conta de uma situação traumática que passou em sua infância.

Fora da lei
Em meados de 1976, como a maioria dos artistas de sua época, ele foi preso, aos 29 anos, por posse de maconha, em Rochester, Nova Iorque.

Affair
A atriz Angela Bowie, mãe do primeiro filho do astro, foi casada com ele por dez anos e certa vez afirmou ter encontrado David, que era bissexual assumido, e seu melhor amigo, Mick Jagger, nus na cama. Fato é que a afinidade entre os dois rendeu bons frutos, como o clipe “Dancing in The Streets”.

Família
Seu meio-irmão mais velho, Terry, era esquizofrênico e cometeu suicídio em 1985. A tragédia acabou servindo de inspiração para as canções “Aladdin Sane”, “All The Madmen”, “The Bewlay Brothers” e “Jump They Say”, em homenagem a ele.

Referência
Sempre à frente de seu tempo, o cantor chegou a lançar a música “Telling Lies” exclusivamente na internet, em uma época que o serviço ainda não era tão popular e pouquíssimas pessoas tinham acesso a computadores.

Reservado
Apesar da extravagância nos palcos, o cantor sempre foi muito discreto em sua vida pessoal e tentava se preservar o máximo ao assédio da mídia. Ele estava casado há 24 anos com a modelo somali Iman Abdulmajid, com quem tem uma filha, Alexandria, de 15 anos.

Sucesso
Há menos de uma semana atrás, ele havia lançado o perturbador clipe da nova música de trabalho, “Lazarus”, integrante do 25° álbum de sua carreira, “Blackstar”, que recebeu ótimas críticas da imprensa britânica. A data também marcou seu aniversário de 69 anos.

Homenagem
Como uma espécie de biografia eletrônica, um site criado permite saber o que o cantor fazia quando estava na mesma faixa etária de cada usuário que acesse a plataforma. O talento e dedicação de Bowie ficam, mais uma vez, evidenciados, vale a experiência. Basta acessar: http://supbowie.com/