Lula, Tereza Cristina e outras autoridades prestam homenagens à Rita Lee: ‘Jamais será esquecida’

Políticos relembram legado da artista e falam em símbolo de ‘irreverência e genialidade’; rainha do rock morreu na segunda-feira, 8, aos 75 anos

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2023 12h26 - Atualizado em 09/05/2023 14h36
ERNESTO RODRIGUES/ESTADÃO CONTEÚDO Rita Lee Cantora e compositora Rita Lee durante show na Virada Cultural

A cantora Rita Lee morreu na noite desta segunda-feira, 8, aos 75 anos. A informação foi confirmada por meio de postagem da família em sua rede social na manhã desta terça-feira. “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no fim da noite de ontem, cercada de todo o amor da sua família, como sempre desejou”, diz comunicado. Considerada um dos maiores nomes da música brasileira, a artista recebe diversas homenagens de autoridades e políticos brasileiros. Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou de Rita como um dos “mais geniais nomes da música brasileira” e exaltou o título de Rainha do Rock Nacional. “O apelido faz jus a sua trajetória”, escreveu o mandatário, que também prestou condolências aos fãs e familiares. “Rita ajudou a transformar a música brasileira com sua criatividade e ousadia. Não poupava nada nem ninguém com o seu humor e eloquência. Enfrentou o machismo na vida e na música e inspirou gerações de mulheres no rock e na arte. Jamais será esquecida e deixa na música e em livros seu legado para milhões de fãs no mundo inteiro. Meu abraço fraterno aos filhos Beto, João e Antônio, familiares e amigos. Rita, agora falta você.”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), também enalteceu o legado da artista para os brasileiros e para a música mundial. “Trilha sonora de tantos momentos das nossas vidas”, escreveu o petista no Twitter. A ex-deputada federal Joice Hasselmann (PSDB) também prestou homenagem a Rita Lee: “Tão cedo”, iniciou. “Rita mudou o comportamento no Brasil, quebrou paradigmas, chutou o politicamente correto — e ainda influência gerações. Obrigada, Rita. Você é imortal”, acrescentou. O senador Carlos Portinho (PL) citou a “irreverência e genialidade” como marcas da artista e falou que as músicas que foram a trilha sonora da sua vida. “Obrigado por tudo, Rita! Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores. Vai menina! Lança e nos deixa o seu perfume”, afirmou. Durante audiência no Senado Federal, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, pediu um minuto de silêncio em homenagem à Rita Lee e ao deputado federal David Miranda, que morreu nesta terça-feira, aos 37 anos. “Perdemos uma das maiores artistas do Brasil e um companheiro de lutas”, escreveu a senadora Teresa Leitão, no Twitter, ao compartilhar um vídeo do momento.

Veja abaixo outras manifestações de autoridades brasileiras:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.