Mulheres cantam ‘O estuprador é você’ em frente a tribunal que julga Harvey Weinstein

  • Por Jovem Pan
  • 10/01/2020 19h32 - Atualizado em 10/01/2020 19h37
EFE/EPA/JUSTIN LANE Cerca de 100 mulheres entoaram canto feminista para ex-produtor acusado de estupro

Cerca de 100 mulheres fizeram uma manifestação nesta sexta-feira (10) em frente ao tribunal em Nova York onde aconteceu o quinto dia de julgamento do ex-produtor de cinema Harvey Weinstein por abusos sexuais e cantaram “O estuprador é você”, hino feminista criado pelo coletivo chileno LasTesis.

Usando roupas pretas e com os olhos vendados, as manifestantes encenaram uma coreografia e cantaram a música em inglês e espanhol diante do edifício da corte.

O protesto, que se fez ouvir na sala de audiências do 15º andar, depois rumou para o metrô de Nova York, de onde as mulheres seguiram para repetir a coreografia na frente do Hotel Trump, no Central Park, de acordo com imagens compartilhadas em redes sociais.

Uma das participantes, Jessica Gonzalez-Rojas, candidata a congressista da Assembleia Estadual de Nova York pelo Partido Democrata nas eleições deste ano, disse à Agência Efe que grupos “progressistas e feministas” organizaram o “flashmob” em frente ao tribunal onde Weinstein é julgado para protestar “não só contra ele como indivíduo, mas também contra o sistema como estrutura para a violência contra as mulheres”.

Nesta semana foi divulgado que as atrizes Charlize Theron e Salma Hayek podem ser convocadas para testemunhar contra Weinstein. As artistas estão na lista de pessoas que podem ser testemunhas no julgamento do ex-produtor em Nova York.

Acusado de abuso e assédio sexual por dezenas de mulheres, o ex-produtor está sendo julgado em Nova York por estupro. Ainda não se sabe se os 90 nomes listados realmente serão convocados para testemunhar ou apenas serão citados. O que está confirmado é que seis mulheres que o acusam irão ao tribunal, duas delas já identificadas.

*Com Agência EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.