Redes Sociais

Quebrando a hegemonia da TV e superando a atuação de partidos com grandes recursos financeiros, as redes sociais sustentaram a ascensão de Jair Bolsonaro na corrida presidencial de 2018. Lançado candidato à Presidência do Brasil pelo pequeno Partido Social Liberal (PSL), Bolsonaro liderou as pesquisas de intenção de votos do começo ao fim do pleito eleitoral. 

Facebook, Twitter, Instagram e Whatsapp foram as ferramentas usadas para espalhar a plataforma política do presidente eleito e criar uma militância digital que julga ter feito a maior campanha popular já vista na história do país.

Para entender a força de Bolsonaro, em parceria com a SocialBakers, a Jovem Pan News analisou a presença digital do presidente eleito nas principais redes sociais. A análise contempla dados a partir do dia 16 de agosto, início oficial da propaganda eleitoral. 

Número de fãs e seguidores que Bolsonaro acumulou desde o início da propaganda eleitoral

Facebook

Plataforma escolhida para conversar com a militância sem nenhum filtro, o Facebook foi o espaço dos comunicados ao vivo. Bolsonaro escolheu as lives para evitar a intervenção da mídia tradicional em seus discursos. Durante o período, Bolsonaro fez 546 posts na redes social – 253 deles foram vídeos.

Post com maior engajamento

Twitter

Rede definida para comunicados rápidos de todas as naturezas, foi no Twitter que Bolsonaro fez o maior número de posts. De oficializar os nomes que irão compor o primeiro escalão do seu governo até fazer provocações aos inimigos políticos, o presidente eleito conseguiu como ninguém se integrar na linguagem da rede social, fato que fez seu tweet com maior engajamento ser uma combinação de emojis que comemoravam sua eleição.

Post com maior engajamento

 

Instagram

Entre frases motivacionais, prints de comunicados feitos via Twitter e fotos em momentos de interação social, Jair Bolsonaro mostra no Instagram um pouco do seu dia a dia com o uso de imagens e vídeos. Com o objetivo de humanizar sua figura amigos, família, apoiadores e até os inimigos políticos ganharam espaço na páginas do Instagram do presidente eleito. A página recebeu mais de 5 milhões de comentários e 15 milhões de likes.

Post com maior engajamento

O que Bolsonaro falou

A Jovem Pan News também analisou quantas vezes Jair Bolsonaro falou sobre os principais assuntos do período. Em primeiro lugar absoluto falou-se sobre CORRUPÇÃO. Foram 90 menções da palavra no Facebook e Twitter. Já o assunto menos debatido foi PREVIDÊNCIA, com apenas 6 menções.

 

Os dados foram coletados entre 16 de agosto e 30 de novembro e serão atualizados semanalmente até a posse presidencial, em 1 de janeiro de 2019.