Árbitro argelino é banido do futebol por denunciar manipulação de resultados

  • Por Agencia EFE
  • 04/10/2014 10h40

Argel, 4 out (EFE).- Um árbitro de futebol argelino foi suspenso de forma vitalícia de “qualquer atividade relacionada com o futebol” por ter interrompido uma partida para exibir no campo de jogo uma camisa com frases que acusavam a Federação de Futebol da Argélia de “manipular” os resultados das partidas.

A Federação da Liga Profissional (FLP) argelina divulgou na noite de sexta-feira um comunicado em seu site no qual considera que o árbitro Munir Bitam cometeu “uma falta profissional grave e pronunciou palavras difamatórias contra a dignidade e a honra dos membros da Federação Argelina de Futebol”.

No último dia 19, Bitam, árbitro assistente em um encontro entre os clubes CABBA e WATT, da segunda divisão argelina, interrompeu o jogo para levantar sua camisa e mostrar no centro do gramado uma camisa com fases denunciando a manipulação de resultados e que citava os nomes e sobrenomes de dois responsáveis da FLP.

Posteriormente, Bitam revelou para a imprensa que os dois dirigentes citados em sua camisa pediram que ele influenciasse os resultados de duas partidas de duas competições do futebol profissional.

Segundo o árbitro, os dirigentes solicitaram que ele “eliminasse inteligentemente” uma equipe em um caso, e que “ajudasse” um time em outro, o que fez anulando um gol perfeitamente válido.

Antes de pronunciar sua sentença, a FLP convocou o árbitro para ouvir suas explicações, mas Bitam não compareceu à reunião, “apesar das garantias de imparcialidade oferecidas”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.