Árbitros terão auxílio por vídeo na Copa da Liga de Portugal
O presidente da Liga de Portugal, Carlos Proença, confirmou nesta sexta-feira que os árbitros que apitarão o “final four” da Copa da Liga, que será disputado entre 25 e 29 de janeiro, terão a ajuda de vídeo, uma tecnologia que ainda está sendo testada em jogos de futebol.
Dois auxiliares estarão em uma sala do estádio acompanhando a partida da fase final da competição por vídeos e terão contato direto com o juiz da partida. Caso haja um lance polêmico, eles analisarão as imagens o mais rápido possível para que o juiz em campo tome a decisão adequada.
A novidade, por enquanto, ainda está sendo testada. A primeira vez em que ela foi utilizada em uma partida oficial internacional ocorreu em setembro, durante amistoso entre Itália e França. O recurso já foi decisivo, já que informou ao árbitro da partida sobre algumas das jogadas polêmicas registradas ao longo do duelo.
Por enquanto, a International Board, órgão que avalia mudanças nas regras do futebol, determinou um prazo de dois anos para a implementação do uso do vídeo para os árbitros. Nove países participarão da fase de testes: Portugal, Austrália, Brasil, Alemanha, Itália, Holanda, EUA, Bélgica e França.
O objetivo da tecnologia é que os auxiliares possam ajudar o árbitro em uma margem de tempo de poucos segundos quando ocorram jogadas que influenciem no resultado final da partida, tais como gols irregulares, pênaltis e cartões vermelhos.
Em Portugal, a tecnologia de auxílio de vídeo aos árbitros estreou em agosto no estádio de futebol de Aveiro, durante a partida da Supercopa disputada entre Benfica e Braga. Após dois anos de testes, a International Board tomará a decisão de implantar a tecnologia ou não. Por isso, o recurso pode ser usado na Copa do Mundo de 2018, na Rússia.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.