Barco sueco chega a Itajaí e fecha 5ª etapa da Volvo Ocean Race

  • Por Agencia EFE
  • 07/04/2015 18h32
  • BlueSky

None

Itajaí (Santa Catarina), 7 abr (EFE).- O barco sueco SCA, cuja equipe é formado apenas por mulheres, chegou nesta terça-feira a Itajaí, tornando-se o quinto e último a completar a quinta etapa da Volvo Ocean Race, iniciada em Auckland (Nova Zelândia) e vencida no último domingo pelo Abu Dhabi (Emirados Árabes).

O SCA, da capitã Samantha Davies, completou o percurso de 6.776 milhas náuticas (12.555 quilômetros) em 20 dias, 17 horas, 52 minutos e 15 segundos e está em sexto lugar geral. O Abu Dhabi, capitaneado por Ian Walker, precisou de 18 dias, 23 horas, 30 minutos e dez segundos e é líder na soma dos tempos.

Essa foi sem dúvida a etapa mais dura para as equipes. A que mais sofreu foi a franco-chinesa Dongfeng, que vinha dividindo a ponta com a Abu Dhabi, mas abandonou devido à quebra do mastro e por isso recebeu oito pontos, ficando com 16, em segundo lugar. O time dos EAU tem nove.

Responsável pela comunicação da SCA, Anna Lena Elled revelou que o barco se chocou contra um objeto não identificado e por isso encontrou bastantes dificuldades para completar a prova, chegando apenas dois dias depois dos vencedores.

“Quando menos esperávamos que acontecesse alguma coisa, o barco bateu contar alguma coisa e foi difícil de controlar. A equipe conseguiu corrigir a situação rapidamente, sem nenhum dano, salvo no timão, que acabou destroçado”, relatou Anna Lena.

Um dos destaques da SCA é a holandesa Carolijn Brouwer, que viveu no Brasil por 13 anos e aprendeu a velejar com os irmãos Torben e Lars Grael na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Único brasileiro a participar da Volvo Ocean Race, André “Bochecha” Fonseca, que é chefe de turno da espanhola Mapfre, passou a segunda-feira em reuniões com o capitão do barco, Iker Martínez, e com membros da tripulação de terra.

O barco espanhol foi tirado de água para consertos, e Bochecha, especialista em design e construção de embarcações, esteve com seus companheiros.

“O processo de revisão é fundamental. Agora todas as velas são revisadas e é feita também a revisão completa do barco. O objetivo é ter tudo pronto para a próxima passagem”, declarou o brasileiro.

Bochecha terá alguns dias de folga, mas não irá muito longe, já que vive em Florianópolis, a menos de 100 quilômetros de distância de Itajaí.

None

Resultado da quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland e Itajaí:.

None

Equipe Capitão Tempo.

================================================================.

.1. Abu Dhabi (EAU) Ian Walker 18d23h30min10s.

.2. MAPFRE (ESP) Xabi Fernández 19d00h02min56s.

.3 Alvimedica (EUA/TUR) Charles Enright 19d00h24min32s.

.4. Brunel (HOL) Bouwe Bekking 19d00h25min48s.

.5. SCA (SUE) Samantha Davies 20d17h52min16s.

.6. Dongfeng (CHN) Charles Caudrelier Retirado da etapa.

.7. Vestas Wind (DIN) Chris Nicholson Fora da competição.

None

Classificação geral:.

None

Equipe Capitão Pontos.

================================================================.

.1. Abu Dhabi (EAU) Ian Walker (1+3+2+2+1) 9 pontos.

.2. Dongfeng (CHN) Charles Caudrelier (2+2+1+3+8) 16.

.3. MAPFRE (ESP) Iker Martínez (7+4+4+1+2) 18.

.4. Brunel (HOL) Bouwe Bekking (3+1+5+5+4) 18.

.5. Alvimedica (EUA/TUR) Charles Enright (5+4+3+4+3) 19.

.6. SCA (SUE) Samantha Davies (6+6+6+6+5) 29.

.7. Vestas Wind (DIN) Chris Nicholson Fora da competição. EFE

srb/dr

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.