Brasil já tem 126 classificados para os Jogos Pan-americanos de Toronto

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2014 20h15

Rio de Janeiro, 9 jul (EFE).- A um ano do início dos Jogos Pan-americanos de Toronto, que serão realizados de 10 a 26 de julho de 2015, 126 atletas brasileiros já estão garantidos na competição, segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

De acordo com a entidade, os classificados estão divididos em 11 modalidades: 12 no atletismo (três equipes de revezamentos); 28 no handebol (masculino e feminino); 14 no judô; 24 na natação; 12 no rugby feminino; 18 na vela; dois no pentatlo moderno (um de dada gênero); oito no hipismo (equipes de salto e adestramento); quatro no caratê (duas vagas masculinas e duas femininas); dois nas lutas associadas (duas vagas para mulheres) e dois no boliche (uma dupla masculina).

O número de atletas classificados a Toronto ainda está longe dos 515 que o Brasil levou aos Pan-americanos de Guadalajara em 2011 (280 homens e 235 mulheres), mas o COB espera superar esse recorde, já que a maioria das provas classificatórias ainda não foi realizada.

A entidade esclareceu que os jogos de Toronto têm uma importância vital para o Brasil. A competição será uma espécie de preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Por isso, o COB garante estar em contato permanente com cada uma das confederações brasileiras responsáveis pelas modalidades esportivas.

“Realizamos reuniões com os diretores técnicos de todas as modalidades para definir a estratégia de cada esporte a partir de suas prioridades em função do calendário internacional. Para algumas, os Pan-americanos terão um peso importante na avaliação para o Rio 2016”, afirmou no comunicado o diretor-executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire.

De acordo com o dirigente, a meta do Brasil em Toronto é se manter entre os três primeiros no quadro de medalhas da competição, junto com Estados Unidos e Cuba. A entidade reconhece a difícil missão de disputar a terceira colocação com a equipe da casa.

O Brasil obteve em Guadalajara seu melhor resultado na competição continental fora de casa, com 141 medalhas (48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes), acima das 123 obtidas em Santo Domingo, em 2003 (29 ouros, 40 pratas e 54 bronzes). Em 2007, no Rio de Janeiro, como anfitrião, o Brasil conquistou 157 medalhas (52 ouros, 40 pratas e 65 bronzes). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.