Brasil vacila, permite empate do Panamá, mas avança à semi do futebol do Pan

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 01h04
Rafael Ribeiro/CBF Mesmo deixando o Panamá empatar

Depois de abrir 3 a 0 antes dos 40 minutos do primeiro tempo, o Brasil vacilou e permitiu o empate do Panamá em 3 a 3 nesta segunda-feira, resultado suficiente, porém, para a equipe garantir a liderança do grupo A do futebol masculino dos Jogos Pan-Americanos e a vaga na semifinal.

Com o resultado, a seleção brasileira terminou a fase de grupos com sete pontos. O Panamá ficou com a segunda posição da chave, com cinco, se classificando pela primeira vez na história às semifinais do Pan. Canadá e Peru estão eliminados da competição.

Mesmo já garantido no mata-mata, o Brasil precisava pelo menos de um empate para ficar com a liderança do grupo. E começou com tudo no primeiro tempo, com destaque para Luciano.

O atacante do Corinthians abriu o placar aos 24 minutos, com um golaço de bicicleta após cobrança de escanteio de Gustavo Henrique. Um minuto depois, o mesmo Luciano ampliou, após cochilo da defesa do Panamá na saída de bola.

Clayton fez o terceiro da seleção brasileira aos 36, em nova cobrança de escanteio. Rômulo cobrou no primeiro pau e o atacante desviou de cabeça.

Quando tudo indicava uma nova goleada, após as vitórias por 4 a 0 contra o Peru e 4 a 1 sobre o Canadá, o Brasil cochilou e permitiu o empate. Jorman Aguilar diminuiu ainda no primeiro tempo, aos 38, após erro do goleiro Andrey.

Aguilar marcou o segundo dele no jogo no retorno do intervalo, aos 6 minutos, depois de bonita jogada com Jímenez e Escobar.

O empate saiu dois minutos depois, aos 8. Eurico derrubou Jímenez na área e a arbitragem marcou pênalti. Escobar não desperdiçou a cobrança, garantindo a classificação do Panamá à próxima fase.

O adversário do Brasil na semifinal será conhecido amanhã. O México, com 4 pontos, enfrenta a já eliminada seleção de Trinidad e Tobado. Já o Paraguai, também com quatro pontos, duela pela segunda vaga do grupo com o Uruguai, que tem três. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.