Comissão do COI chega a Pequim para avaliar candidatura para Jogos de 2022

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2015 09h51
Reprodução Pequim - capital da China

Os membros da comissão de avaliação do COI que examinará nesta semana a candidatura de Pequim a sediar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 começaram a chegar neste domingo à capital chinesa, segundo informou a agência oficial “Xinhua”.

A delegação, integrada por 19 componentes e liderada pelo presidente do Comitê Olímpico Russo, Aleksandr Zhukov, visitará as instalações da candidatura pequinesa, que competirá com a cazaque Almaty para suceder PyeongChang (Coreia do Sul) como sede das Olimpíadas de Inverno.

Em 31 de julho, após a votação da assembleia do COI reunida em Kuala Lumpur, será revelado qual sede foi a escolhida.

Pequim, que aspira ser a primeira cidade a abrigar Jogos Olímpicos de Verão (2008) e de Inverno, apresenta sua candidatura de forma conjunta com Zhangjiakou (uma cidade a 250 quilômetros da capital chinesa) e entre ambas serão repartidas as provas sobre gelo e neve, respectivamente.

As inspeções da comissão começarão na terça-feira e se prolongarão até sábado, data para a qual foi programada uma entrevista coletiva.

Na terça-feira, a delegação visitará as instalações já construídas em Pequim, as dos Jogos de 2008, que seriam adaptadas para receber provas como patinação sobre gelo, hóquei sobre gelo e curling, caso seja a escolhida.

Depois, a comissão irá às montanhas de Zhangjiakou e da comarca de Yanqing, onde se pretendem realizar provas como esqui alpino e saltos.

Antes do término da visita, a delegação do COI também escutará as apresentações da candidatura pequinesa para conhecer seu orçamento, as novas infraestruturas e instalações projetadas, assim como seus planos para evitar que a poluição de Pequim interfira na competição.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.