Conflito palestino-israelense chega ao Congresso da Fifa e causa incidente
Zurique, 29 mai (EFE).- O conflito palestino-israelense será discutido nesta sexta-feira no 65º Congresso da Fifa, onde – assim que foi inaugurado – registrou um pequeno incidente quando um delegado palestino se levantou de seu lugar e começou a vociferar.
O presidente da entidade, Joseph Blatter, chamou imediatamente a segurança, pediu que todos respeitassem as regras do Congresso e que os controles para a entrada dos delegados fossem reforçados.
A Associação de Futebol Palestina pedirá hoje uma votação sobre a suspensão da Associação de Futebol de Israel.
Isso no caso de Israel não aceitar o requerimento de retirar de sua liga as cinco equipes das colônias judias nos territórios palestinos ocupados.
Esta delicada questão será discutida no ponto dez da agenda do Congresso, dedicada a “questões estratégicas e político-esportivas”.
Além disso, foi o motivo de um pequeno protesto que acontece na frente do Hallenstadion de Zurique, onde acontece o congresso.
A manifestação recebeu os ônibus das confederações que iam chegando esta manhã a esse lugar com os membros das 209 associações nacionais que participam e têm direito a voto no Congresso.
Sabe-se que a delegação de Israel manteve tentativas de contatos com várias delegações nas últimas horas em uma tentativa de evitar que a proposta palestina seja submetida a voto. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.