Confronto histórico: último título do Verdão antes da fila foi sobre o XV de Piracicaba

  • Por Jovem Pan
  • 13/03/2015 17h11
Futebol - Campeonato Paulista, 1976 - Palmeiras 2 x 1 Corinthians: os jogadores do Palmeiras com as faixas de campeões, em São Paulo (SP). Em 20 minutos de futebol, em 22 de agosto de 1976 à tarde no estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi, o Palmeiras liquidou seu último clássico e consagrou um novo ídolo do time. Jorge Mendonça, o melhor jogador em campo e um dos principais da equipe no campeonato, marcou os dois gols da vitória de 2 a 1 sobre o Corinthians. Que reagiu, fez por merecer pelo menos o empate, mas não conseguiu deter o empolgado campeão paulista de 1976 no jogo de sua festa após conquistar o título antecipadamente em 18 de agosto. (São Paulo, SP, 22.08.1976. Foto: Acervo UH/Folhapress)Palmeirenses posam com a faixa de campeões antes de jogo contra o Corinthians

Num horário diferente, às 11h da manhã deste domingo (15), o Palmeiras recebe o XV de Piracicaba no Allianz Parque pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. O duelo reeditará uma “final” de que aconteceu há quase 30 anos e marcou a história do alviverde: em 18 de agosto de 1976, as duas equipes entravam em campo no velho Parque Antártica pela penúltima rodada do Paulistão.

Não foi exatamente uma final pois a decisão era por pontos corridos. No entanto, o Verdão precisava de um empate para garantir o título – seu 18º do torneio. Mais que isso, a equipe venceu com gol de Jorge Mendonça e pode levantar o troféu. “Foi o gol mais importante da minha carreira porque foi de uma vitória e de um campeonato”, declarou o artilheiro palmeirense à Jovem Pan.

Apesar da boa lembrança, o título também marcou a história do Palmeiras por outros motivos. Foi o primeiro do ídolo Dudu como treinador e o último de Ademir da Guia pelo clube. Além disso, foi o último troféu levantado antes da do grande jejum de 17 anos que só viria a se encerrar em 12 de junho de 1993, na goleada sobre o Corinthians na decisão do Paulistão.

Quando Palmeiras e XV de Piracicaba entrarem em campo no domingo, talvez os jogadores nem saibam da história que existe por trás do confronto, e que você pode reviver pela rádio Jovem Pan.