Conmebol mantém 4 vagas diretas na Copa e possibilidade de 5ª por repescagem

  • Por Agência EFE
  • 29/05/2015 17h22
Juan Ángel Napout

Os dez países que compõem a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) manterão para as duas próximas edições da Copa do Mundo as quatro vagas diretas e o direito de disputar a quinta em uma repescagem, informou nesta sexta-feira em Zurique o presidente da entidade, o paraguaio Juan Ángel Napout.

O suíço Josep Blatter, que hoje foi eleito para seu quinto mandato na presidência da Fifa, divulgou a decisão a Napout, que também foi nomeado como um dos vice-presidentes da entidade máxima do futebol durante seu 65º Congresso, realizado na cidade suíça.

Napout afirmou que o anúncio de Blatter será confirmado amanhã, em reunião do Comitê Executivo da Conmebol. “No sábado é o Comitê Executivo, mas a decisão já está tomada”, declarou.

No dia 21 de maio, Napout admitiu em Assunção que a América do Sul corria o risco de perder seu direito a disputar, em repescagem, a quinta vaga a partir da edição de 2018, na Rússia.

O presidente da Conmebol agradeceu em comunicado o esforço dos presidentes das federações sul-americanas “por lutar por algo justo e que a América do Sul merece”.

“A decisão está tomada. Já temos a palavra de todos que o Mundial não será mudado, que é o que queríamos. Não queríamos tirar nada de ninguém, simplesmente jogar”, acrescentou.

As Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo da Rússia, que começarão em outubro, terão um sorteio de seu calendário em 25 de julho, mas está confirmado que será mantido o sistema de turno e returno.