CBF tenta manter mistério sobre 12 suplentes, mas existem vazamentos e pistas

  • Por Jovem Pan
  • 15/05/2018 10h48
Pedro Martins / MoWA Press Luan foi um dos nomes mais pedidos pela torcida, mas não entrou na lista final de convocados

Além de divulgar os 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2018, a CBF também teve que enviar à Fifa uma lista com 35 nomes. Os 12 nomes a mais são de suplentes, que podem ser chamados em casos de lesões no elenco principal. A maioria das confederações ao redor do mundo optou por divulgar esta lista, mas a CBF preferiu não fazer isso. E agora vazamentos e análises tentam adivinhar como é essa lista.

Coordenador de seleções, Edu Gaspar ajudou Tite a tomar essa decisão: “preferimos não falar. É melhor. Evitamos uma discussão ainda maior, preservamos quem já está no grupo”.

Mas o próprio técnico revelou um nome que está entre os 12 suplentes: Dedé, do Cruzeiro, nunca tinha sido chamado por Tite, mas se recuperou de uma série de lesões e foi incluído. Foi muito elogiado e até se emocionou por causa disso.

Depois disso, alguns nomes já vazaram na imprensa. O portal Uol, por exemplo, publicou que o zagueiro Rodrigo Caio, os meias Arthur e Giuliano, o goleiro Neto e o lateral Rafinha estão entre os suplentes. São nomes que pouco surpreendem, pois já foram convocados por Tite recentemente e eram cotados para estar entre os 23.

Portanto, considerando que realmente esses nomes estão na lista, sobrariam mais 6 vagas para suplentes. Uma delas provavelmente é do lateral esquerdo Alex Sandro, que já foi muito elogiado por Tite. Certa vez o técnico disse que seria uma pena não convocá-lo. Mas Marcelo e Filipe Luís foram os chamados da posição.

Uma grande dúvida nessa lista de suplentes da Seleção é sobre os volantes, pois Tite convocou poucos jogadores da posição, além daqueles que vão para Copa. Mas ele também revelou que nesta lista existem atletas que ele nem convocou. É possível imaginar então que jogadores que se destacaram mais recentemente, como Allan (Napoli) e Luiz Gustavo (Olympique de Marselha), estejam na lista. Rodriguinho (Corinthians) e Talisca (Besiktas), já chamados para amistosos, podem estar presentes também. Eles também são versáteis, algo que Tite costuma priorizar nas convocações.

No ataque existem mais opções. Luan, do Grêmio, foi um jogador muito pedido pela torcida. Tite não o convocou por questões táticas, mas pode ter incluído ele na lista de suplentes. Outros pontas de qualidade do futebol brasileiro são os promissores Malcom (Bordeaux), David Neres (Ajax), Richarlisson (Watford), Vinicius Jr. (Flamengo) e Rodrygo (Santos).

Tite já manifestou interesse em contar com um centroavante mais alto, forte, que possa fazer jogadas de pivô e tenha presença de área. Já chamou Diego Souza, Willian José, Diego Tardelli e Jonas para essa função. Nenhum deles agarrou a oportunidade, mas provavelmente um deles está na lista de suplentes.

Portanto, com todas informações disponíveis por enquanto e também com análises de convocações anteriores, é possível apontar a seguinte lista de suplentes: Neto, Rafinha, Rodrigo Caio, Dedé, Alex Sandro, Allan, Arthur, Rodriguinho, Giuliano, Luan, Malcom e Willian José.

A princípio, a lista oficial só vai ser divulgada se a CBF quiser. Mas é provável que aconteçam novos vazamentos em breve.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.