Com dois gols de Cavani, Uruguai elimina Portugal e vai enfrentar a França

  • Por Jovem Pan
  • 30/06/2018 17h06
Sebastião Moreira/EFEMesmo ganhando, o Uruguai sofreu seu primeiro gol na Copa

O Uruguai encarou Portugal para decidir quem avançaria às oitavas de final da Copa do Mundo 2018 e se sagrou vencedor. Os portugueses dominaram boa parte do jogo mas não foram efetivos em furar o bloqueio Celeste. Sabendo se aproveitar dos contra-ataques, os uruguaios marcaram duas vezes com Edinson Cavani, enquanto os lusitanos contaram com o gol de Pepe.

Igual ao primeiro jogo do dia, em que a França eliminou a Argentina da Copa do Mundo pelo placar de 4 a 3, a partida entre Uruguai e Portugal começou com o ritmo bastante intenso.

Os lusitanos tiveram sua primeira grande oportunidade aos dois minutos de jogo: Cristiano Ronaldo encontrou João Mário na lateral esquerda do campo. O meia fez boa boa jogada. conseguiu ir ao fundo e cruzar para Bernardo Silva cabecear por cima do gol de Fernando Muslera.

Aos cinco minutos, Bernardo Silva conduziu pela direita, cortou para o meio e rolou para Cristiano Ronaldo chutar de primeira – sem força e direção – para a tranquila defesa do arqueiro uruguaio.

O Uruguai não desperdiçou a primeira oportunidade que teve. Com seis minutos de partida, Cavani passou do meio campo e inverteu para Luis Suárez na esquerda. O camisa 9 ameaçou ir ao fundo, cortou para o bico da área e cruzou para Cavani, sozinho, cabecear para o fundo do gol do português. O 44º tento dele com a camisa da Celeste.

Esse gol foi o primeiro dos sul-americanos que não nasceu de uma bola parada. Do outro lado, foi a primeira vez que os europeus saíram atrás do placar.

Com dez minutos, Portugal tentou dar o troco. Os patrícios cobraram escanteio curto e Bernardo Silva cruzou na segunda trave para José Fonte. O zagueiro escorou para o meio da área, mas Ronaldo não conseguiu chegar na bola.

Enquanto os portugueses rodavam a bola e não conseguiam furar o bloqueio uruguaio, quase levaram o segundo gol. Aos 22 minutos, Suárez cobrou falta no canto inferior esquerdo de Ruí Patrício que espalmou para a lateral.

O último lance de perigo aconteceu nos acréscimos. Com 46 minutos, Cáceres cobrou o lateral na área e Pepe afastou o perigo. A sobra ficou com o Uruguai, Cavani foi lançado na área. Ele recebeu, girou e chutou forte por cima da meta portuguesa.

A segunda etapa começou bem truncada. Mesmo assim, o gol de empate português saiu rápido. Aos nove minutos, em escanteio curto, Raphael Guerreiro recebeu e colocou no meio da área. Pepe subiu no meio de dois zagueiros e escorou para o fundo do gol de Muslera.

Esse foi o primeiro gol sofrido pelo Uruguai nessa Copa.

Assim como no primeiro tempo, os uruguaios não deixaram de fazer o gol na primeira oportunidade surgida na etapa complementar. Muslera deu um chutão para o ataque e Pepe não conseguiu tirar o perigo. Nández ficou com a bola e enfiou para Cavani que entrava pela esquerda. O camisa 21 pegou de primeira com a chapa do pé e tirou qualquer possibilidade de defesa de Rui Patrício. O segundo dele na partida, o terceiro na Copa.

Atrás do placar, Fernando Santos sacou o volante Adrien Silva aos 19 minutos e promoveu a entrada de Ricardo Quaresma. Entretanto, os lusitanos só voltariam a ameaçar cinco minutos mais tarde. Guerreiro ficou com a sobra, cruzou para Quaresma que não alcançou a bola. Muslera saiu mal e teve que fazer a defesa em dois tempos. A bola espirrou e sobrou para Bernardo Silva, ele encheu o pé e a bola passou por cima do gol.

Aos 31 minutos, Quaresma bateu escanteio no primeiro pau, Ronaldo não conseguiu desviar e a bola ficou com Guerreiro. O lateral pegou de primeira e, novamente, passou acima do gol lusitano.

O último suspiro português foi aos 45 minutos. Cristiano Ronaldo desceu pela esquerda, cortou para o meio e, desiquilibrado, chutou muito longe do gol do Uruguai.

Antes do apagar das luzes, os sul-americanos ainda tiveram a oportunidade de fazer mais um. Guerreiro perdeu a bola e em contra-ataque, Suárez girou e cruzou. Cristian Rodríguez, livre dentro da área, errou o domínio e a bola se perdeu em linha de fundo.

Com a derrota, Portugal, atual campeão europeu, está eliminada da Copa. Já o Uruguai encara a França, sexta-feira (6) , às 11h, pelas quartas de final.

Ouça aos gols na voz de Gabriel Dias da Jovem Pan:

Uruguai 1 x 0 Portugal – Cavani

Uruguai 1 x 1 Portugal – Pepe

Uruguai 2 x 1 Portugal – Cavani

 

Acompanhe a cobertura completa da Copa 2018 pela Jovem Pan