Nos pênaltis, Croácia para Rússia e avança às semifinais da Copa
Rússia e Croácia voltaram a encarar uma nova prorrogação e disputa de pênaltis na Copa do Mundo. Após empatarem em 2 a 2 durante os 120 minutos de bola rolando, as seleções foram até os pênaltis para definir o último semifinalista do mundial. E quem acabou levando a melhor neste sábado (7), no estádio Olímpico de Sochi, foram os croatas, que venceram por 4 a 3.
O placar da partida foi aberto aos 31 da primeira etapa, em linda finalização do meia Denis Cheryshev, que chegou ao quarto gol na competição, se igualando ao belga Romelu Lukaku e ao português Cristiano Ronaldo – o artilheiro da Copa é o inglês Harry Kane, com seis.
A igualdade foi alcançada pelos croatas oito minutos depois do gol russo. Em rápida jogada de ataque, iniciada em tiro de meta, Mandzukic recebeu na esquerda e cruzou, encontrando o atacante Kramaric pronto para testar a bola para o fundo da rede.
Como já havia acontecido na fase anterior, Rússia e Croácia pareciam se dar por satisfeitos com o resultado. O duelo teve poucas emoções na etapa final. Somente uma bola na trave do meia Perisic e um chute cruzado de Smolov levantaram a torcida.
Nos minutos finais, o goleiro croata Subasic, herói da classificação nas oitavas de final caiu no gramado sentindo fortes dores na coxa esquerda. A lesão do camisa 23 assustou o técnico Zlatko Dalic, que já havia feito as três substituições, só podendo mexer no tempo extra.
Na prorrogação, o equilíbrio permaneceu nos minutos inicias, até que Vida apareceu dentro da área para marcar e colocar a Croácia em vantagem ainda na primeira etapa, após cobrança de escanteio e desvio do zagueiro Corluka.
Sem alternativa, a Rússia saiu em busca do gol de empate no segundo tempo da prorrogação. E a insistência dos donos da casa foi recompensada. Nos minutos finais, Dzagoev cobrou falta dentro da área e o brasileiro naturalizado russo, Mario Fernandes, subiu para desviar para o fundo da rede e deixar tudo igual em Sochi.
Com o 2 a 2, a disputa da vaga para a semifinal foi para os pênaltis. O ex-jogador do Grêmio, que havia empatado o duelo, foi um dos escalados para cobrar pênalti, o terceiro da Rússia, mas acabou chutando para fora. Já o atacante Fyodor Smolov parou em defesa do goleiro Subasic. O pênalti da classificação croata foi convertido por Rakitic que fechou a disputaem 4 a 3.
A Croácia vai encarar agora a Inglaterra, que mais cedo passou pela Suécia por 2 a 0, em Samara, se garantindo nas semifinais. O duelo será disputado na próxima quarta-feira (11), no estádio Luzhniki, em Moscou.
Ouça a narração dos gols da partida:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.