Pela primeira vez, 53% dos brasileiros mostram total desinteresse com a Copa do Mundo

  • Por Jovem Pan
  • 12/06/2018 08h54 - Atualizado em 12/06/2018 09h00
CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDOCrise econômica e corrupção diminuem o interesse do brasileiro pela Copa do Mundo

A apatia do brasileiro é visível com a Copa do Mundo. Faltando dois dias para a abertura do mundial da Rússia, o clima de Copa ainda não ecoa pelo País e pela primeira vez o desinteresse é evidente. De acordo com Pesquisa Datafolha, 53% dos brasileiros não tem qualquer interesse pela Copa.

Entre as razões pelo desânimo estão: crise econômica, eleições, corrupção e a greve dos caminhoneiros. O número de desinteressados subiu 11% na comparação com a última pesquisa realizada em janeiro.

O estudo revela que desde 1994, quando realizou a pesquisa pela primeira vez, que a indiferença não era tão evidente às vésperas de uma Copa do Mundo. Em torno de 61% das mulheres entrevistadas não têm nenhum apreço pela Copa. Já entre as faixas etárias a maior parcela de desinteressados está entre os 35 a 44 anos (57%).

Na comparação entre as regiões, os moradores do Sul (59%) lideram a pesquisa. Enquanto os trabalhadores com renda familiar de até dois salários mínimos não estão ligando para o torneio (54%).

O Datafolha ouviu 2.824 pessoas de 174 municípios entre os dias 6 e 7 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Venda de artigos também caem

Se o brasileiro não tem qualquer apreço pela Copa, isso também se reflete nos números do varejo. A compra de itens relacionados à Copa do Mundo como bandeiras e camisas da Seleção, por exemplo, caiu de 50% em 2014 para 24% neste ano.