Peru e Brasil foram os únicos a derrotarem Croácia de Zlatko Dalic

  • Por EFE
  • 13/07/2018 08h35 - Atualizado em 13/07/2018 08h41
ABEDIN TAHERKENAREH/EFEDesde que o técnico Zlako Dalic assumiu o cargo, em outubro do ano passado, a equipe dos Bálcãs foi derrotada apenas duas vezes

Se Didier Deschamps quiser saber qual a fórmula para derrotar a Croácia no próximo domingo, uma alternativa é consultar os técnicos Tite, do Brasil, e Ricardo Gareca, da seleção peruana.

Desde que o técnico Zlako Dalic assumiu o cargo, em outubro do ano passado, a equipe dos Bálcãs foi derrotada apenas duas vezes, ambas em amistosos. Em jogos oficiais, o time está invicto, com seis vitórias e três empates.

O primeiro revés aconteceu em 24 de março, em Miami, no estado americano da Flórida. Desfalcados do zagueiro Dejan Lovren, os croatas apresentaram problemas na defesa e perderam para o Peru por 2 a 0, graças aos gols de André Carrillo e Edinson Flores. A Blanquirroja ainda ficou com um a menos por cerca de 20 a minutos devido à expulsão de Yoshimar Yotun, mas ainda assim confirmaram o triunfo.

Pouco mais de dois meses depois, em 3 de junho, em Liverpool, a Croácia mediu forças com a seleção de Tite. A partida marcou o retorno de Neymar aos gramados após a lesão no quinto metatarso do pé direito.

No estádio Anfield Road, Neymar entrou em campo no intervalo e acabou sendo determinante para a vitória da equipe pentacampeã ao marcar o primeiro gol, aos 24 minutos da segunda etapa. Roberto Firmino confirmou a vitória também por 2 a 0 ao deixar sua marca nos acréscimos, aos 48.

Na época, surgiram as primeiras críticas ao trabalho de Dalic, sucessor de Ante Cacic, enquanto o Brasil se viu um pouco mais favorito ao hexa. Entretanto, quem estará na final do próximo domingo, no estádio Luzhniki, em Moscou, é a equipe europeia.

“Sem esses jogos, não teríamos chegado à final, porque elas nos ajudaram a melhorar”, admitiu Dalic em entrevista coletiva nesta quinta-feira.

Jogos da Croácia sob o comando de Zlatko Dalic:

Fase de grupos das Eliminatórias

Ucrânia 0 – Croácia 2

Repescagem das Eliminatória

Croácia 4 – Grécia 0

Grécia 0 – Croácia 0

Amistosos

Peru 2 – Croácia 0

Croácia 1 – México 0

Brasil 2 – Croácia 0

Croácia 2 – Senegal 1

Copa do Mundo

Croácia 2 – Nigéria 0

Argentina 0 – Croácia 3

Croácia 2 – Islândia 1

Croácia 1 – Dinamarca 1 (nos pênaltis, 3 a 2)

Rússia 2 – Croácia 2 (nos pênaltis, 3 a 4)

Croácia 2 – Inglaterra 1 (após prorrogação)

Acompanhe a cobertura completa da Copa do Mundo 2018 pela Jovem Pan