Prêmio de melhor do mundo tem 10 candidatos e será decidido na reta final da Copa

  • Por Jovem Pan
  • 10/07/2018 10h12
EFE/Lavandeira jrGriezmann e Mbappé disputam posto de protagonista da França

Faltam apenas 4 jogos para acabar a Copa do Mundo e ainda não há uma definição sobre quem deve ser eleito o craque do torneio. É um prêmio que já tem uma importância natural e ganha ainda mais relevância em 2018, porque servirá como base para apontar o melhor do mundo na temporada.

A própria Fifa já indicou que o principal jogador da Copa do Mundo será tratado como favorito na eleição de craque do ano. Tanto que antecipou o evento de entrega do troféu – normalmente acontece perto do fim do ano, mas desta vez será mais próximo da Copa, em 24 de setembro. Um dia depois de acabar o Mundial, já será feita uma lista preliminar com 10 candidatos. Ex-jogadores e treinadores foram escolhidos para criá-la. Os brasileiros Ronaldo Fenômeno, Kaká e Carlos Alberto Parreira participarão disso.

É possível tentar prever quem serão os 10 desta lista. É praticamente certo que estarão Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, craques que dominam o mundo do futebol nesta década, e o atacante Mohamed Salah, que liderou o Liverpool até a final da Liga dos Campeões. Os outros nomes dependerão do que acontecerá nos próximos jogos da Copa do Mundo.

A seleção da França tem 2 fortes candidatos, Mbappé e Griezmann. O primeiro foi coadjuvante no PSG durante a temporada, mas brilhou na Copa do Mundo contra Peru e Argentina. Já o jogador do Atlético de Madrid foi campeão da Liga Europa e se destacou em partidas contra Austrália e Uruguai.

A seleção da Bélgica tem 3 fortes candidatos, Kevin De Bruyne, Eden Hazard e Romelu Lukaku. Os 3 foram fundamentais na campanha da seleção na Copa até agora, com importâncias quase iguais. O primeiro só leva vantagem por ter sido campeão com o Manchester City nesta temporada. Mas se os outros 2 forem decisivos nos jogos que faltam, também poderão se consolidar como melhor da Copa e consequentemente do mundo.

Na Inglaterra existe apenas um astro, Harry Kane. A temporada dele foi boa no Tottenham, mas sem título. E na Copa do Mundo ele é artilheiro até agora, com 6 gols. Se a Inglaterra seguir no torneio, com certeza ele entrará na briga por prêmios individuais.

Na Croácia o principal astro disparado é Luka Modric até agora, cérebro e pulmão do time. E ele ainda conta com um ponto positivo extra, o título da Liga dos Campeões nesta temporada. Se ele continuar avançando na Copa, pode se tornar favorito disparado a melhor do mundo nesta temporada.

Sendo assim, a provável lista preliminar de 10 candidatos a melhor do mundo tem os seguintes jogadores: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Salah, Mbappé, Griezmann, Kevin De Bruyne, Romelu Lukaku, Eden Hazard, Harry Kane e Luka Modric. Os próximos 4 jogos da Copa do Mundo servirão para ver quem vai liderar essa lista.