Com Messi decidindo em seu milésimo jogo, Argentina bate Austrália e vai enfrentar a Holanda nas quartas
Craque abriu o placar num momento complicado do jogo e foi importante na classificação da Albiceleste para as quartas de final do Mundial
A Argentina conquistou um excelente resultado neste sábado, 3, ao ganhar da Austrália por 2 a 1, no Ahmad Bin Ali, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Apesar de não ter facilidade no confronto, a seleção “hermana” contou com a inspiração de Lionel Messi, gênio que fez seu milésimo jogo como profissional. Decisivo, o camisa 10 abriu o placar num momento complicado dos sul-americanos. Já na etapa complementar, Julián Álvarez mostrou oportunismo para ampliar o placar. No fim, Goodwin ainda deu esperanças para o país da Oceania, mas não conseguiu evitar o revés. Agora, a equipe treinada por Lionel Scaloni volta a campo na próxima sexta-feira, 9, no Lusail Stadium, para medir forças com a Holanda, pelas quartas de final – mais cedo, os holandeses ganharam dos Estados Unidos por 3 a 1, no Estádio 974. Já os australianos deixam o Mundial do Catar repetindo a campanha da Copa de 2006, quando também parou nas oitavas.
A seleção argentina encontrou muita dificuldade para entrar na defesa australiana. Dominando a posse de bola, o time de Lionel Scaloni trocou passes com lentidão e sem objetividade, facilitando o trabalho dos “Socceroos”. Sem Ángel Di María, no banco de reservas por causa de uma contratura na coxa, a Albiceleste também pouco usou os lados campo. A situação só foi mudar quando o gênio apareceu. Aos 36 minutos, Messi recebeu de Otamendi e bateu rasteiro no canto, sem chances para defesa do goleiro Mat Ryan. Com a finalização, o astro chegou aos 9 gols em Copas, superando o lendário Diego Armando Maradona (8). Recuada, a equipe da Austrália só finalizou uma vez no primeiro tempo, sem perigo para a meta defendida por Emiliano Martínez.
No retorno para o segundo tempo, Scaloni surpreendeu ao fazer uma alteração aos 5 minutos, tirando o meia-atacante Papu Gómez para dar espaço ao zagueiro Lisandro Martínez. Ao contrário do que muitos esperavam, a Argentina passou a ficar ainda mais ofensiva e chegou ao segundo em uma roubada de bola no ataque. Após Rodrigo De Paul apertar Mat Ryan, o centroavante Álvarez ficou com a bola e só mandou para as redes, aos 11 minutos. Sem outra alternativa, a Austrália promoveu mudanças e tentou ser mais ofensiva. A falta de organização, contudo, fez com que os “hermanos” quase não fosse incomodados. A exceção aconteceu aos 30 minutos, com Goodwin arriscando batida de fora da área e contando com um desvio para enganar o arqueiro argentino. O gol até animou os australianos, mas fez com a Argentina tivesse mais espaço. Em dois ataques, Lautaro e Messi poderiam fazer o terceiro, mas desperdiçaram. No fim, Emiliano Martínez ainda fez uma defesa importante para salvar a bicampeã do mundo.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.