Copa do Mundo: Rival do Brasil na estreia, Sérvia conta com ‘quarteto mágico’; conheça

No setor ofensivo, o treinador Dragan Stojković tem à disposição Dušan Vlahovic, Dusan Tadic, Aleksandar Mitrovic e Filip Kostic

  • Por Jovem Pan
  • 24/11/2022 07h00
PEDJA MILOSAVLJEVIC / AFP Aleksandar Mitrovic (esquerda) é abraçado por Dusan Vlahovic (direita) durante comemoração em gol da Sérvia Aleksandar Mitrovic (esquerda) é abraçado por Dusan Vlahovic (direita) durante comemoração em gol da Sérvia

Em busca do hexacampeonato, a seleção brasileira estreia na Copa do Mundo de 2022 diante da Sérvia, nesta quinta-feira, 24, no Lusail Stadium. Considerada uma potência na época em que fazia parte da Iugoslávia, quarta colocada nos Mundiais de 1930 e 1962, o país perdeu relevância no torneio da Fifa nas últimas edições, parando na fase de grupos em 2010 e 2018. Para a competição que será disputada Catar, entretanto, os sérvios chegam com a perspectiva de avançar na chave com Brasil, Suíça e Camarões. Líder de seu grupo nas Eliminatórias Europeias, a seleção sérvia desbancou Portugal e vem de cinco jogos de invencibilidade. Mais do que isso, a equipe nacional possui um elenco forte e acostumado a jogar em grandes ligas da Europa. Além de contar com o experiente goleiro Dmitrovic (Sevilla) e os bons meio-campistas Nemanja Gudelj (Sevilla) e Milinkovic-Savic (Lazio), a seleção sérvia tem um “quarteto mágico” de respeito. No setor ofensivo, o treinador Dragan Stojković tem à disposição Dušan Vlahovic (Juventus), Dusan Tadic (Ajax), Aleksandar Mitrovic (Fulham) e Filip Kostic (Juventus). Os quatro são destaques de seus respectivos times e carregam a esperança de quase 7 milhões de sérvios. Conheça mais sobre os jogadores abaixo.

Dušan Vlahovic

Dušan Vlahovic tem apenas 22 anos, mas já é tratado como um dos melhores atacantes do futebol mundial. Formado nas categorias de base no Partizan, o centroavante se destacou na Fiorentina, quando mostrou faro de gol ao balançar as redes 49 vezes em 108 jogos. Artilheiro nato, o jovem foi negociado com a Juventus no começo deste ano por incríveis 70 milhões de euros (na época, cerca de R$ 450 milhões). Sem sentir o peso da camisa, ele vem ignorando o momento instável da “Velha Senhora” e possui bons números em Turim. Até aqui, ele anotou 17 gols em 36 partidas. Além de ser goleador, ele também contribui bastante nas tramas ofensivas de seu time.

Aleksandar Mitrovic

Companheiro de Vlahovic no ataque da Sérvia, Aleksandar Mitrovic é mais experiente e chegou a participar da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Também revelado pelo Partizan, o centroavante tem 28 anos e está vivendo o melhor momento de sua carreira com a camisa do Fulham. Na temporada passada, o jogador foi fundamental para recolocar o time na Premier League, sendo responsável por marcar 43 gols em 44 jogos na Championship, a 2ª divisão local. Na elite do futebol inglês, Mitrovic segue fazendo bonito, contabilizando 9 tentos em 12 partidas.

Dusan Tadic

Dusan Tadic é o mais habilidoso do quarteto mágico da seleção sérvia. Além de ser o homem das cobranças de falta e escanteios, o meia-atacante tem uma visão de jogo diferenciada e arrisca alguns dribles. Por ter tantas qualidades, o jogador de 33 anos pode atuar em diversos setores do campo, seja mais centralizado no meio-campo ou aberto pelas pontas. Referência no Ajax desde 2018, o sérvio é ídolo da torcida do time holandês e tem passagem pelo Southampton, da Inglaterra.

Filip Kostic

Menos badalado, mas tão importante quanto os outros companheiros, Filip Kostic também é uma arma para surpreender a seleção brasileira. Conhecido pelo forte apoio pelo lado esquerdo e boa precisão nos cruzamentos, o ala promete dar trabalho para Danilo. Formado na base do Radnicki, Kostic ainda jogou no FC Groningen (Holanda) antes de trilhar sua carreira na Alemanha. Após passagens por Stuttgart e Hamburgo, o atleta de 30 anos atingiu o auge no Eintracht Frankfurt. Na temporada passada, o jogador totalizou 7 gols e 15 assistências em 43 partidas, sendo peça-chave na conquista da Liga Europa. Em alta no mercado da bola, acabou sendo negociado com a Juventus por 13 milhões de euros.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.