Japão surpreende, vira sobre Alemanha e protagoniza segunda zebra na Copa do Catar
Mesmo após Gundogan abrir o placar em cobrança de pênalti, os japoneses tiveram resiliência e viraram na segunda etapa, com gols de Doan e Asano
O Japão surpreendeu nesta quarta-feira, 23, ao vencer a Alemanha por 2 a 1, no Khalifa Stadium, pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo 2022. Mesmo após Ilkay Gundogan abrir o placar em cobrança de pênalti, os japoneses tiveram resiliência e viraram na segunda etapa, com gols de Ritsu Doan e Takuma Asano. Com o resultado, os “Samurais Azuis” protagonizam a segunda zebra do torneio do Catar – a primeira foi registrada na última terça-feira, com o triunfo da Arábia Saudita sobre a Argentina. Agora, os nipônicos vão aos três pontos, subindo para a liderança da chave. Espanha e Costa Rica fazem o outro duelo desta rodada, no Al Thumama, a partir das 13 horas (de Brasília). Na próxima rodada, os asiáticos medem forças com os costarriquenhos, no Ahmad Bin Ali, no próximo domingo, 27. No mesmo dia, os alemães encaram os espanhóis, no Al Bayt, em busca de uma recuperação no torneio.
Confirmando a superioridade técnica, a Alemanha sobrou no primeiro tempo, mas desceu para o intervalo com uma vantagem magra. Apesar do início animador do Japão, o domínio foi todo dos alemães. Ao todo, os germânicos finalizaram 13 vezes, contra apenas 2 dos japoneses. As principais jogadas foram iniciadas por Joshua Kimmich e Gundogan. O segundo, inclusive, foi o responsável por abrir o placar, em cobrança de pênalti – a infração sofrida pelo ala Raum. O jovem Jamal Musiala, do Bayern de Munique, foi outro a se destacar, criando jogadas individuais e incomodando com arremates de fora da área. Nos acréscimos, a equipe de Hansi Flick ainda conseguiu o segundo com Kai Havertz, mas o lance foi anulado por conta de um impedimento milimétrico.
A etapa complementar dava indícios de que a situação seria a mesma. Dominando a posse de bola, a Alemanha ameaçou bastante, mas pecou nas finalizações. Musiala tirou tinta do travessão, Gundogan acertou a trave e Muller parou no goleiro japonês Gonda. Com o jogo aberto, o Japão passou a acreditar em uma reação e buscou a igualdade com Doan, aos 29 minutos – o atacante pegou sobre de Manuel Neuer e completou para as redes. Sete minutos depois, em nova descida para o ataque, os Samurais conseguiram a virada com Asano, em finalização com pouco ângulo. No fim, Goretzka até finalizou com perigo, mas mandou rente ao poste e lamentou uma péssima estreia no Catar.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.