Del Nero renuncia a cargo no Comitê Executivo da Fifa; filho de Sarney assume

  • Por Agência EFE
  • 26/11/2015 14h10
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, concede entrevista no Rio de Janeiro. 29/5/2015. REUTERS/Sergio MoraesMarco Polo Del Nero

O presidente da CBF, Marco Polo del Nero, renunciou nesta quinta-feira ao cargo no Comitê Executivo da Fifa, durante reunião da cúpula da Conmebol que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

A entidade continental aceitou, por unanimidade, o pedido do dirigente e a nomeação de Fernando Sarney, filho do ex-presidente do país, José Sarney, e atual vice-presidente da CBF. As mudanças deverão ser referendadas no próximo Comitê Executivo da Fifa.

Del Nero não divulgou os motivos da renúncia, mas já adiantou que permanecerá na cúpula da Conmebol, na condição de presidente da entidade nacional.

O dirigente máximo já vem deixando de comparecer a compromissos internacionais desde maio, quando autoridades de Estados Unidos e Suíça deflagaram operação para prender dirigentes supostamente envolvidos em casos de corrupção.

O sucessor de Del Nero, José Maria Marin foi um dos presos na Suíça, antes do Congresso da Fifa que elegeu o suíço do Joseph Blatter. Atualmente, o ex-presidente da CBF está detido em apartamento em Nova York, nos EUA, após aceitar extradição.