Do samba ao Beach Soccer: ex-lateral Junior completa 61 anos

  • Por Jovem Pan
  • 29/06/2015 12h41
Ex-Flamengo e Seleção Brasileira

Habilidoso, versátil e muito inteligente dentro de campo, Leovegildo Lins da Gama Junior se tornou um dos maiores laterais da história do futebol brasileiro apenas como Junior. Lateral, músico e padrinho do Beach Soccer, o ex-jogador do Flamengo e da Seleção Brasileira completa 61 anos nesta segunda-feira (29).

Peça fundamental no Flamengo campeão da Libertadores e Mundial de 1981 e da histórica Seleção Brasileira de 1982, Junior capacete, como ficou conhecido na época, se destacou por ser um lateral destro que jogava no lado esquerdo do campo.

Campeão de tudo com o Flamengo, Junior defendeu ainda o Torino e o Pescara, na Itália, antes de retornar à Gávea para se aposentar.

Após pendurar as chuteiras, Junior se aventurou em outra modalidade sem largar a bola. O ex-lateral passou a se dedicar ao futebol de areia e ajudou a alavancar o esporte. Junior jogou Beach Soccer entre 1993 e 2001.

Na marcante campanha da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, Junior balançou as redes uma vez. Em um duro confronto contra a Argentina, na segunda fase do Copa da Espanha, o Maestro fez o terceiro gol canarinho na vitória por 3 a 0 contra os rivais históricos. Ao receber um belo passe de Zico, o camisa 6 surgiu como surpresa, invadiu a área e bateu rasteiro, tirando do goleiro Fillol. Talvez o gol mais importante dos oito que marcou com a camisa verde e amarela.

Ouça aos gols da vitória brasileira sobre a Argentina na Copa de 1982 na voz de José Silvério: