Jovem Pan
Publicidade

Duelo de torcidas, La Décima e novas joias: os destaques da decisão da Copinha

Corinthians e Flamengo chegam à final da Copa São Paulo com 100% de aproveitamento

A Copa São Paulo de Futebol Jr, principal competição sub-20 do país, teve seus finalistas definidos na última sexta-feira. Corinthians e Flamengo venceram de virada, por 2 a 1, Cruzeiro e América-MG, respectivamente, e farão uma decisão especial na segunda-feira, dia 25 de janeiro, no aniversário de 462 anos da cidade de São Paulo.

Publicidade
Publicidade

Mas por que essa final tem tudo para ser especial? Existem boas razões para considera-la assim, entre elas o fato de reunir as duas maiores torcidas do país. Confira, abaixo, as atrações que a decisão promete.

O clássico das massas

Quando se pensa em Corinthians x Flamengo, logo se pensa em um clássico de multidões, entre os dois times com maior número de torcedores no Brasil. São cerca de 32,5 milhões de flamenguistas e 27,3 milhões de corintianos. Juntas, eles representam 29,5% dos torcedores do país. Ou seja: a chance de o Pacaembu estar lotado para a decisão é muito alta.

Um confronto inédito

Apesar de serem os dois times mais populares do Brasil, Corinthians e Flamengo nunca se enfrentaram em uma partida da Copa São Paulo. A primeira vez, neste caso, será especial, como diz o ditado. O primeiro encontro entre as equipes será justamente em uma final. O cenário perfeito para um grande jogo.

A busca por “La Décima”

Desde que conquistou, na temporada 2001-2002, seu nono título da Liga dos Campeões, o Real Madrid começou a saga em busca de “La Décima”. O feito só foi realizado em 2013-2014, sob o comando de Carlo Ancelotti. O Corinthians também terá a chance de conquistar sua “La Décima” particular no dia 25: caso vença o Flamengo, será decacampeão da Copa São Paulo de Futebol Jr. A equipe é a maior vencedora da história do torneio e fará sua 17ª final, sendo a terceira consecutiva. O time carioca, por sua vez, busca o terceiro título na competição.

O que interessa: as revelações de cada equipe

Além dos jogos divertidos e cheios de gols, e de servir como “tapa buraco” antes de começar a temporada de futebol profissional, a Copinha tem como atrativo apresentar ao torcedor candidatos a craques de seu time. Os dois finalistas, obviamente, têm os seus.

A equipe corintiana é formada por vencedores do Mundial Sub-17, que derrotou o Barcelona na final em maio de 2015. Naquele time estavam, por exemplo, o meia Matheus Pereira e o atacante Léo Jabá. Outro destaque é o volante Maycon, que, mesmo jogando em uma posição mais defensiva, é o artilheiro do alvinegro na Copinha, com seis gols.

Já o Flamengo conta com o faro de artilheiro do atacante Felipe Vizeu, autor de sete gols na competição. Cafu, que, diferentemente do ex-lateral-direito da Seleção Brasileira, é meia e ponta, é outro bom nome do rubro negro, com três assistências feitas. Por fim, o capitão Léo Duarte, zagueiro, tem feito uma boa Copinha e já é cotado para subir ao profissional.

Vocação ofensiva

Os dois adversários na final praticam um futebol vistoso e ofensivo, e os números são um bom modo de provar isso. O Flamengo marcou 20 gols em sua jornada até o final, e o Corinthians foi ainda melhor: 28 gols marcados em sete jogos disputados, uma média de quatro tentos por jogo. Ambas as equipes jogam pela vitória: as duas têm 100% de aproveitamento até o momento.

via GIPHY

Publicidade
Publicidade