“É hora da Copa voltar para minha região”, afirma presidente da Concacaf
Última Copa na região presidida pela Concacaf foi em 1994
Última Copa na região presidida pela Concacaf foi em 1994O presidente da Concacaf, Víctor Montagliani, afirmou nesta quarta-feira que já é hora de a Copa do Mundo voltar a ser realizada na região e lembrou que os Estados Unidos, o México e o Canadá estão estudando a possibilidade de apresentar uma candidatura conjunta para o Mundial de 2026.
“Acredito que é hora do Mundial voltar para a Concacaf. A última vez foi em 1994. Desde então, passou por todas as regiões”, disse Montagliani durante discurso no fórum “Football Talks”, em Portugal.
A última vez que o torneio foi realizado na região da Concacaf, que inclui América do Norte, América Central, Caribe, Guiana Francesa, Suriname e Guiana, foi em 1994, nos Estados Unidos.
Montagliani disse que a candidatura conjunta dos três países da América do Norte está sendo “seriamente considerada” e avaliou que um torneio realizado dessa forma seria “fantástico”.
O presidente da Concacaf analisou os progressos experimentados pela modalidade na região. “Nos anos 1950 e 1960 era difícil conseguir que o futebol penetrasse em um mercado onde reinava o beisebol ou o futebol americano”, afirmou.
Para isso, Montagliani considerou que, para a Concacaf siga crescendo, é preciso deixar de pensar na entidade como um conglomerado de regiões e pensar nela como um todo.
“Juntos chegamos mais longe”, defendeu Montagliani, que, além disso, considerou positivo que o futebol se distribua por mais continentes, como a África ou a Ásia.
“O futebol sempre esteve nos mercados emergentes e no caso da China não é diferente. Não me parece que seja negativo. Há uma oportunidade”, disse o presidente da Concacaf.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.