Eduardo Paes: “Barcelona foi o modelo para as Olimpíadas do Rio”

  • Por Agência EFE
  • 22/05/2015 13h03
EFE Paes revelou que conversou com o prefeito de Barcelona na época das Olimpíadas na cidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta sexta-feira, durante o evento Efe Café da Manhã, que a cidade de Barcelona foi seu modelo para a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

De acordo com o prefeito, “o Rio deve ser comparado com o Rio” por causa de suas particularidades, e o legado para a cidade já pode ser sentido através das obras que estão sendo feitas.

Além disso, Paes citou os avanços nas obras do metrô, do BRT (corredores expressos de ônibus), da Transcarioca e do VLT (veículo leve sobre trilhos) como exemplos de melhorias que vão deixar uma marca de progresso na cidade após os Jogos Olímpicos.

O prefeito do Rio disse que conversou com Pasqual Maragall, que era o prefeito de Barcelona na época que a cidade sediou os Jogos de 1992, e ele lhe disse que “deveria fazer o que era preciso ser feito, porque o Comitê Organizador não iria tirar os Jogos Olímpicos do Rio”.

Ainda segundo Paes, Maragall também lhe contou que “há dois tipos de Jogos Olímpicos, os que usam a cidade e aqueles em que a cidade usa os Jogos”, referindo-se ao fato de que ele pretende que o Rio se aproveite do evento para se transformar em um local melhor, deixando assim um “legado intangível” para a população.