Em boa fase, Porto e Benfica fazem clássico pela 5ª rodada do Português

  • Por Agencia EFE
  • 18/09/2015 14h00

Lisboa, 18 set (EFE).- Donos dos últimos 13 títulos do Campeonato Português, o líder Porto e o terceiro colocado Benfica duelarão neste domingo, no principal jogo da quinta rodada da competição, em que o Sporting receberá o Nacional.

O confronto coloca a prova a reabilitação dos dois na temporada, após tropeços nos primeiros compromissos. Os Dragões, que jogarão em casa, chegaram aos dez pontos no último fim de semana, ao superar o Arouca por 3 a 1, na casa do adversário.

Na quarta-feira, o Porto ainda estreou na Liga dos Campeões da Europa, com bom resultado, em empate com o Dínamo de Kiev, na Ucrânia em 2 a 2. O jogo valeu pelo grupo G, que ainda tem Chelsea e Maccabi Tel Aviv.

O técnico espanhol Julen Lopetegui contará com elenco completo para o duelo no Estádio do Dragão. A grande atração é o atacante colombiano Vincent Aboubakar, que marcou duas vezes na competição continental.

O Benfica, por sua vez, está com nove pontos no Português, e vem de goleada sobre o Belenenses por 6 a 0, na quarta rodada. Para aumentar o embalo, pelo grupo C da Champions, a equipe passou com tranquilidade pelo Astana, do Cazaquistão, por 3 a 0.

Para o clássico, o técnico Rui Vitória terá a chance de repetir time titular pela segunda vez consecutiva, alinhando a formação que considera ideal, com Julio César no gol, Luisão e Jardel na zaga, Anderson Talisca no meio e Jonas no ataque.

Na segunda-feira, caberá ao Sporting o direito de fechar a rodada, em duelo com o Nacional. Caso vença o rival da Ilha da Madeira, a equipe comandada por Jorge Jesus poderá, inclusive, pular para a ponta, em caso de tropeço do Porto.

A grande polêmica no clube verde e branco é o afastamento do atacante peruano Andre Carrillo, destaque das últimas temporadas. A imprensa portuguesa divulgou inicialmente que o atleta não atuaria no fim de semana como retaliação por não renovar contrato, mas o técnico Jorge Jesus negou a informação.

O Nacional, por sua vez, é uma das pequenas equipes de melhor desempenho. Com nove brasileiros inscritos, entre eles, o goleiro Eduardo Gottardi, ex-Internacional, e o meia Nenê Bonilha, ex-Corinthians.

O Paços de Ferreira, quarto na tabela, e único invicto além de Porto e Sporting, encarará neste sábado o Rio Ave, tentando embolar ainda mais a disputa com os grandes do país. No mesmo dia, o Estoril, que está em sexto, visitará o Tondela, 15º colocado.

Em quinto, o Arouca, que até a semana passada compartilhava a primeira colocação, tentará se reabilitar neste sábado, em visita ao União da Madeira, que está no nono posto.

A quinta rodada do Campeonato Português será aberta nesta sexta-feira, com duelo de xarás, entre Vitória de Setúbal, que é 13º, e Vitória de Guimarães, que está um posto acima na tabela.

None

Programação da quinta rodada do Campeonato Português.

None

Sexta-feira.

Vitória de Setúbal – Vitória de Guimarães.

Sábado.

Tondela – Estoril.

Paços de Ferreira – Rio Ave.

Domingo.

Acadêmica – Boavista.

União da Madeira – Arouca.

Porto – Benfica.

Segunda-feira.

Belenenses – Moreirense.

Braga – Marítimo. EFE