França endurece venda de bebida aos torcedores em Toulouse e Lyon

  • Por Agência EFE
  • 13/06/2016 11h58
Agência EFE Inglaterra x Russia - Agência EFE

Diante dos confrontos entre torcedores russos e ingleses em Marselha no fim de semana, as autoridades da França proibiram nesta segunda-feira a venda de álcool nas cidades de Toulouse, palco do duelo entre Espanha e República Tcheca, e Lyon, que recebe o confronto entre Bélgica e Itália.

A ordem ministerial, acatada pelos responsáveis do governo em Lyon, no leste do país, e Toulouse, no sul, se estende a todos os dias de jogo e também às vésperas. A medida seguirá em vigor até o final da Eurocopa, que termina no dia 10 de julho.

A determinação, por enquanto, não afeta Paris, que hoje recebe a partida entre Suécia e Irlanda. Um porta-voz da prefeitura da capital francesa disse à Agência Efe que uma eventual proibição está sendo discutida e uma decisão será tomada ainda hoje.

Ontem, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, pediu aos governadores regionais que proibissem “a venda, o consumo e o transporte de bebidas alcoólicas nos perímetros sensíveis”, na rua, nas lojas e em estabelecimentos autorizados.

Além disso, a polícia poderá obrigar que os donos de bares retirem objetos suscetíveis de serem usados como arma, já que mesas e cadeiras foram lançadas pelos torcedores ingleses e russos durante os confrontos em Marselha.

Em Toulouse, o governador regional, Pascal Mailhos, determinou a proibição de vendas de bebidas nos terraços de bares, onde já não é autorizado o uso de copos e garrafas de vidro. Os comerciantes poderão solicitar, se necessário, a intervenção dos agentes para facilitar o cumprimento da medida.

As iniciativas, de implementação complicada, são uma resposta das autoridades após a batalha campal entre torcedores na região do Porto Velho de Marselha, que terminou com 35 feridos, quatro deles em estado grave e um em estado crítico.

A proibição, porém, não conseguiu impedir que torcedores das seleções da Espanha e da República Tcheca bebessem nos terraços dos bares e nas ruas do centro de Toulouse nesta segunda-feira.