Confira as principais notícias do adeus a Pelé

Ídolo do Santos, da seleção brasileira e único a conquistar três Copas do Mundo, Edson Arantes do Nascimento é considerado o maior jogador de todos os tempos

  • Por Jovem Pan
  • 29/12/2022 17h02 - Atualizado em 30/12/2022 19h09
EFE/EPA/WILL OLIVER Pelé Pelé estava internado desde o fim de novembro para tratar um câncer no cólon

Ídolo do Santos, da seleção brasileira, único a conquistar três Copas do Mundo e considerado o maior jogador de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. O craque estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o fim de novembro para tratar um câncer no cólon. A morte foi confirmada na tarde desta quinta. A filha de Pelé, Kely Nascimento, publicou uma foto com as mãos dos demais filhos do Rei do Futebol agradecendo a ele e desejando que o ex-jogador descanse em paz. Imediatamente, clubes, jogadores e políticos lamentaram a morte do ídolo.


19:08 – A Jovem Pan interrompe temporariamente a cobertura ao vivo sobre a morte de Pelé. Retomaremos com as notícias em tempo real na segunda-feira, 2, com o inicio da cerimônia do velório e do enterro do Rei do Futebol. Agradecemos a todos que nos acompanharam.


17h26 – Maior vítima de Pelé, Corinthians faz homenagens ao Rei do Futebol em telões da Neo Química Arena

Na noite de ontem, horas após o anúncio da morte de Pelé, o Corinthians exibiu imagens do ex-jogador em seu estádio, a Neo Química Arena, em Itaquera. O Timão foi a maior vítima do Rei do Futebol. No total, o Alvinegro do Parque São Jorge sofreu 50 gols do maior jogador da história.  Além disso, o Corinthians também fez outras postagens homenageando o atleta em suas redes sociais.


16h34 – Atestado de óbito mostra causa da morte de Pelé; veja detalhes

Foi divulgado nesta sexta-feira, 30, o atestado de óbito de Pelé. O documento aprova que a causa da morte do Rei do Futebol foi  insuficiência renal, insuficiência cardíaca, broncopneumonia e adenocarcinoma de cólon. Edson Arantes do Nascimento estava internado há um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e morreu ontem aos 82 anos.


15h30 – Rei do Futebol: relembre os ‘quase gols’ eternizados de Pelé na Copa de 1970

O futebol se despede de sua majestade. Pelé morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. Ele lutava contra um câncer no cólon e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos após um mês internado em São Paulo. O Rei do Futebol balançou as redes adversárias 1.282 vezes, de todas as maneiras possíveis. Porém, três lances que não resultaram em gols entraram para a história do futebol. Todos eles aconteceram na Copa do Mundo de 1970, sediada no México, que ficou marcada pelo tricampeonato do Brasil. Relembre aqui os “quase gols” de Pelé que entraram para a história da Copa e do futebol.


14h57 – Ana Maria Braga diz que Pelé marcou momento difícil: ‘Nunca havia contado’

A apresentadora Ana Maria Braga contou na manhã desta sexta-feira, 30, como conheceu Pelé, em 1974. “Eu o conheci em Santos. Tive um acidente de carro quando eu tinha uns 20 e poucos anos e fui parar na Santa Casa de Santos. Fiquei em coma quatro meses, esmaguei o fígado, tanto é que meu fígado hoje é bem maior porque o fígado é o único órgão que cresce. Eu tinha uma prima que conhecia o Pelé porque fazia faculdade de educação física com ele lá. Ela falou: ‘Eu vou passar aí no hospital’. Ele foi junto com ela, eles eram muito amigos. Eu estava em um quartinho que era do tamanho dessa mesa (risos) e sozinha porque não tinha família lá, só tinha minha prima, e ele já era o Pelé”, falou a apresentadora do “Mais Você” durante um café da manhã com o jornalista Cléber Machado. “Eu nunca havia contado essa história. O Pelé marcou um momento de muita dificuldade que passei e sou muito grata pelo carinho e apoio que recebi na época. As imagens desse momento ficam na memória e a gratidão fica para sempre”.


14h35 – ‘Sou Ronald Reagan, presidente dos EUA; você todo mundo sabe quem é’; confira frases de celebridades sobre Pelé

Com exibições de gala e números incríveis conquistados dentro de campo, Pelé se tornou um dos brasileiros de maior projeção mundial da história. O talento e as conquistas encantaram o mundo nas décadas de 50, 60 e 70 e renderam ao Rei do Futebol o título que ele possui até hoje e diversas declarações de figuras públicas mundiais exaltando suas conquistas. Uma das mais célebres foi dita por Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos entre 1981 e 1989. “Eu sou Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos. Mas você não precisa se apresentar, porque Pelé todo mundo sabe quem é”, disse o chefe de Estado na época. Pelé ainda se encontrou com outros chefes de Estado, como os presidentes dos EUA Richard Nixon, Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama e a Rainha Elizabeth II. Até mesmo entre grandes jogadores, Pelé era visto como um ídolo.


14h11 – Porto de Santos receberá o nome de Pelé em homenagem póstuma

O futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, irá incluir o nome de Pelé no Porto de Santos, localizado em São Paulo, considerado o maior complexo portuário da América Latina e um dos maiores do mundo. Ao longo de sua carreira, Pelé fez história com a camisa do Santos, clube que o revelou para o mundo e pelo qual foi considerado o maior jogador de futebol da história. Ainda não há previsão para quando a homenagem deve ser realizada.  “O Rei Pelé fez o Brasil ser conhecido e reconhecido no resto do mundo, parou uma guerra e alcançou tudo que um atleta podia. Brilhou com a 10 do Santos e da Seleção. Tive a sorte de torcer por ele vestindo as duas camisas. O Edson, homem de três corações se vai, Pelé é eterno! 👑 Assisti pessoalmente a sua despedida do Santos e estive com ele como Prefeito e Secretário de Estado. Um privilégio imortal para mim, que recebi, pessoalmente, uma de suas camisas, que guardo com muito carinho”, escreveu Márcio após a morte do jogador. 


13h47 – Rei do Futebol realizou sonho da filha que rejeitou um dia antes de morrer

Um dia antes de morrer, Pelé recebeu no hospital a visita dos netos Octavio Felinto Neto e Gabriel Arantes. Ambos são filhos de Sandra Regina, que morreu em 2006 aos 42 anos, vítima de câncer. Ela era filha do Rei do Futebol com a empregada doméstica Anísia Machado e, no início dos anos 1990, a questão familiar se tornou pública porque Sandra entrou na Justiça para ser reconhecida como filha do craque. Mesmo após um teste de DNA comprovar a paternidade, o ex-jogador travou uma disputa judicial contra a filha. Ela, contudo, venceu o pai na Justiça e, em 1996, passou a utilizar o sobrenome Arantes do Nascimento. Leia mais aqui.


13h32 – Pelé foi o brasileiro mais conhecido em todo o planeta

Nenhum rosto brasileiro é mais conhecido mundo afora do que o de Pelé, morto nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos. O maior jogador de futebol de todos os tempos atraía multidões por onde passava, mesmo décadas após se aposentar dos gramados, e era tratado como uma verdadeira lenda em todos os cantos do planeta. Leia mais aqui.


12H45 – Polícia Militar divulga detalhes de atuação no velório do Rei

A Polícia Militar de São Paulo deu detalhes sobre a atuação na despedida de Pelé. Segundo a corporação, serão destinados agentes de diversas divisões para ajudar na segurança o evento. Haverá uma intensificação na patrulha dos arredores do Aeroporto de Congonhas e nas regiões em que o cortejo passar. As escoltas entre o hospital, a Vila Belmiro e o local do enterro será realizada pela polícia também. A Corporação também afirmou que o Corpo de Bombeiros disponibilizará o veículo apropriado para o transporte de Pelé.


12h30 – Câncer de cólon: o que é a doença que causou a morte do Rei Pelé?

O ex-jogador Pelé faleceu nesta quinta-feira, 29, vítima de complicações de um câncer de cólon. Segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de tumor é o quinto mais comum na população brasileira, sem considerar os tumores de pele não-melanoma. O cirurgião do aparelho digestivo Dr. Rodrigo Barbosa explica que o câncer de cólon se desenvolve no intestino grosso e é um tumor que pode ser prevenido. Ele alerta para os sintomas que não podem ser negligenciados: azia, má digestão, dificuldade para engolir e perda de peso. “Alguns sinais ajudam na detecção precoce como diarreia ou prisão de ventre, sangue nas fezes, dor ou desconforto abdominal, além de sensação de cansaço ou até anemia. Esse tipo de câncer, se detectado precocemente, tem cura”, relata. O INCA estima que, neste ano, o Brasil somou 40.990 casos novos de câncer de cólon e reto, afetando em proporção quase igual ambos os gêneros. Já o número de mortes chega a 18.867, sendo 9.207 homens e 9.660 mulheres, de acordo com os dados mais recentes disponíveis.


12h10 – Aplausos e braçadeira preta: Campeonato Inglês fará homenagem a Pelé

O Campeonato Inglês prestará homenagem a Pelé antes das partidas da 18ª rodada, que se inicia nesta sexta-feira, 30, com os duelos entre West Ham e Brentford e Liverpool contra Leicester. Os jogadores e árbitros usarão uma braçadeira preta e será feito um minuto de aplausos antes do apito inicial. Uma foto de Pelé também será exibida nos telões do estádio. Saiba mais.


11h47 – Prefeitura de SP vai exibir homenagens a Pelé por sete dias em painel de Led

A Prefeitura de São Paulo vai montar um painel de Led, com 7 m X 4,5 m, para homenagem ao Rei Pelé. A estrutura será colocada na frente do prédio da gestão municipal e vai exibir, por sete dias, imagens do ex-jogador. Serão gols, jogadas e comemorações, sempre com a camisa da seleção brasileira e algumas jogadas pelo Santos. A montagem foi providenciada pela SPTuris, empresa de Turismo e Eventos da Prefeitura. O filme, em looping, tem 4 minutos de duração, encerrado com a frase: “O camisa 10 de todos os camisas 10”. O mesmo filme será exibido na Av. Paulista, durante a celebração do Réveillon, na noite de sábado, 31.

Homenagem


11h28 – Bolsonaro lamenta morte de Pelé e relembra encontro: ‘Pessoa simples’

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma homenagem a Pelé na manhã desta sexta-feira, 30, em sua última live do ano. “Queria lamentar o passamento do Rei Pelé no dia de ontem. Eu, no meu primeiro mandato, comecei em 91, tive um contato com ele. Tive o prazer de conversar uns minutos com ele. Pessoa simples, todo mundo sabe disso, mas que levou o nome do Brasil nos quatro cantos do mundo. Hoje, o mundo todo chora o passamento do Pelé e nós lamentamos também aqui. Ontem publiquei três dias de luto oficial pelo passamento do nosso brasileiro Pelé”, declarou o presidente.


11h00 – Pelé recebe homenagem do Vaticano: ‘O Rei, dois Papas e dois Santos’

Em seu Twitter oficial, o Vaticano postou uma homenagem a Pelé. “O Rei, dois Papas e dois Santos”, afirmou a publicação que contém uma foto de Pelé ao lado do papa emérito Bento XVI, outra foto do papa Francisco com uma camiseta autografada pelo Rei do Futebol e duas outras fotos do craque ao lado de João Paulo II e Paulo VI, ex-pontífices da Igreja Católica que hoje são considerados santos pela religião. Em 2014, o papa Francisco ganhou uma camiseta da seleção brasileira autografada por Pelé com os dizeres: “Para o Papa Francisco, com respeito e admiração”.  Saiba mais.


10h35 – Mãe de Pelé está viva e recebeu homenagem do filho ao completar 100 anos

Conhecida como dona Celeste, a mãe de Pelé completou 100 anos em 2022, no mesmo dia da abertura da Copa do Mundo do Catar, em 20 de novembro. Na ocasião, o Rei do Futebol homenageou a matriarca por meio de uma postagem em suas redes sociais: “Hoje, celebramos 100 anos de vida da Dona Celeste. Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe”. De acordo com os registros, foi Dona Celeste quem primeiro recebeu Waldemar de Brito, o caçador de talentos que a convenceu de que o pequeno Dico, como Pelé era chamado na infância, tinha potencial para jogar futebol profissionalmente no Santos. Saiba mais. 


10h10 – Relembre momentos marcantes de Pelé registrados pelo Museu do Futebol

Das incontáveis páginas que Pelé escreveu na história do futebol mundial, inúmeras delas estão registradas no Museu do Futebol, localizado em São Paulo, no Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. A reportagem da Jovem Pan News foi atrás dos registros que o museu apresenta para celebrar a vida do atleta mais importante do século XX. Confira aqui marcos da carreira de Pelé


9h45 – Na carreira, Pelé anotou 92 hat-tricks e marcou oito gols em um jogo; relembre números

Os números da carreira de Pelé mostram porque ele é considerado o maior de todos os tempos. Além dos já citados três títulos da Copa do Mundo, o camisa 10 conquistou o primeiro quando ainda tinha apenas 17 anos, recorde da competição. Em 1.363 partidas, marcou 1.281 gols. Destes, 58 fora marcados no Campeonato Paulista de 1958. Ao todo, Pelé anotou 92 hat-tricks, marcou quatro gols em 30 partidas e em outras seis, balançou as redes cinco vezes. Entretanto, a vez que Pelé marcou mais vezes em uma partida foi em 1964, quando anotou oito gols na goleado Santos contra o Botafogo-SP por 11 a 0.


9h25 – CBF pode trocar estrelas por corações em homenagem ao Rei

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) poderá trocar as cinco estrelas da camisa da Seleção Brasileira por três corações, como forma de homenagear Pelé. Além dos corações representarem os três mundiais que o craque conquistou com a seleção, o gesto seria uma homenagem à cidade mineira de Três Corações, onde o Rei do Futebol nasceu em 23 de outubro de 1940. A mudança foi proposta pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) antes da morte de Pelé.


8h56 – Torcedores homenageiam Pelé em frente ao hospital

Após o anúncio da morte do craque, alguns fãs enlutados de todas as idades foram até o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o jogdor estava internado. “Em choque, triste, um golpe emocional”. Às portas do hospital em São Paulo onde faleceu o lendário ex-jogador de futebol, Eduardo de Carvalho resume a dor pela perda do ídolo. “Não era vivo quando ele jogava no Santos, mas o primeiro nome que conheci no futebol foi Pelé, o melhor jogador de todos os tempos”, diz emocionado. Leia mais aqui.


8h35 – Odir Cunha exalta temperamento e resultados de Pelé: ‘Se motivava em grandes jogos’

Em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan, desta sexta, o jornalista e escritor Odir Cunha falou sobre Pelé, dizendo que além dele ser um gênio, tinha um temperamento forte, o que o motivava dentro de campo. “O Pelé não era só um gênio jogando futebol, ele também tinha um gênio, até um pouco temperamental, e isso foi muito positivo. Ele se motivava nos grandes jogos. Tanto é que perdeu pouquíssimas finais em sua carreira. Ele perdeu uma em 1959 para o Palmeiras e uma para o Cruzeiro em 1966”, afirmou. Odir é autor de uma biografia sobre o Rei.


8h17 – Mauro Beting celebra legado e lembra de jogo de Pelé no estádio

Durante sua participação no Jornal da Manhã, da Jovem Pan, nesta sexta-feira, 30, o comentarista da Jovem Pan, Mauro Beting, falou sobre o legado de Pelé e lembrou um episódio envolvendo o jogador. ‘O legado do Pelé é imenso, eterno. É conversa com nossos avós, pais dependendo da idade, que passaram para a frente. Eu só vi uma vez o Pelé jogando, e 1973 no Morumbi. Mas eu costumo dizer que eu não vi o Pelé, porque eu tinha tanto medo do que meu pai falava dele que eu fechava os olhos quando o Santos atravessava o meio campo quando jogava contra o Palmeiras. Você não precisa ter visto Pelé para acreditar. Ele é isso e muito mais”, disse Beting.


7h52 – Pelé elevou futebol à condição de paixão nacional, eternizou camisa 10 e está no Olimpo do esporte

“Hoje não trabalhamos, porque vamos ver Pelé“. É praticamente impossível mensurar o tamanho de Edson Arantes do Nascimento, mas os dizeres de um letreiro exposto pelo Teatro de La Anda, no centro de Guadalajara, no México, durante a Copa de 1970, ajudam a explicar a importância do Rei para o futebol. Maior jogador de todos os tempos, Pelé morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos, após uma luta contra um câncer de cólon. Único jogador a conquistar três Copas do Mundo e o primeiro a receber sete bolas de ouro, troféu da revista France Football destinado ao melhor jogador de uma temporada, o eterno craque deixa um legado inigualável e que justifica o status de “Player of the History” (jogador da história, em tradução livre) recém-adquirido.

Leia a matéria especial de André Siqueira aqui.


7h35 – Heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton lamenta morte de Pelé

O heptacapeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, também lamentou a morte de Pelé. “Perdi uma lenda hoje . Obrigado por compartilhar seu talento, sua genialidade e seu amor conosco. O legado de Pelé vai nos inspirar para sempre e sempre”, escreveu Hamilton, que recebeu uma camiseta autografada pelo Rei após sua vitória no GP do Brasil em 2021.


7h18 – Ex-companheiro de time, Beckenbauer homenageou o Rei: ‘O futebol sempre será seu’

O alemão Franz Beckenbauer, ex-companheiro de Pelé no Cosmos, também se manifestou sobre a morte do Rei. Em publicação no Instagram, o zagueiro divulgou uma foto ao lado de Pelé e um texto de despedida para o Rei. “O futebol perdeu hoje o maior de sua história – e eu perdi um amigo único […] Fui para os Estados Unidos em 1977 porque queria muito jogar em um time com Pelé no New York Cosmos. Esse tempo ao lado dele foi uma das maiores experiências da minha carreira. Ganhamos o campeonato americano na primeira tentativa e Pelé me ​​chamou de irmão branco. Foi uma honra inimaginável para mim. O futebol sempre será seu, meu amigo! Você sempre permanecerá. Obrigado pelo jogo, ó Rei!”, afirmou Beckenbauer.


4:47 – Luka Modrić presta homenagem a Pelé

O futebolista croata e craque do Real Madrid se manifestou na manhã desta sexta-feira, 30, em homenagem a Pelé. Em seu Twitter, Luka Modrić escreveu: “O Rei. Um dos maiores de todos os tempos. Você vai ser uma lenda para sempre. RIP Pelé”.


01:35 – Comitê Olímpico Brasileiro diz que Pelé sempre foi e sempre será um ídolo máximo do esporte brasileiro

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) soltou uma nota de pesar pela morte de Pelé, na qual enfatizou a carreira, seus números e as conquistas. “Pelé sempre foi e sempre será um ídolo máximo do esporte brasileiro, uma inspiração para todos os atletas. O legado que ele deixou por todos esses anos transcende gerações e modalidades”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.


00:43 – Maiores vítimas de Pelé 

No futebol brasileiro, Pelé marcou pelo menos mais de 10 vezes contra 19 clubes brasileiros. A maior vítima do Rei foi o Corinthians, que sofreu 50 gols. Na sequência aparecem Portuguesa e JuventusSP com 42 gols, cada. Na terceira posição vem o Guarani, que levou 41 gols, e o Botafogo-SP, com 40 gols. A lista segue com Palmeiras (32), São Paulo (31), Noroeste (29), XV de Piracicaba e Prudentina (25), Ferroviária (23), Jabaquara (22), Portuguesa Santista (21), Comercial-SP (17), Bahia e América-SP (15 gols cada), Botafogo (13), Flamengo e Ponte Preta (12 gols cada) e São Bento (11).


00:13 – Maior artilheiro da história do futebol

Com 1.281 gols reconhecidos pela Fifa na carreira, o Rei Pelé é o maior artilheiro da história do futebol. O recorde dura quase 40 anos. Dos gols, o mais simbólico foi o que converteu diante o Vasco. Na oportunidade, ele fez o milésimo da carreira em uma cobrança de pênalti. O palco não poderia ser outro: o Maracanã.


00:01 – Marta se emociona em despedida ao Rei do Futebol

A rainha Marta se emocionou em despedida ao Rei Pelé. “Meu rei, nosso rei, muito obrigado. Você mostrou o melhor, ensinou com a arte e maestria ao mundo o poder único e de escala global de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte. Pelos seus pés, fomos e continuaremos abençoados pela sua arte. Te amo, rei, descanse em paz”, comentou Marta, em vídeo.


23:11 – Presidente da Fifa diz que Pelé é incomparável

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), o suíço-italiano Gianni Infantino, prestou homenagem a Pelé. De acordo ele, o Rei do Futebol fez coisas que nenhum outro jogador sonhou. “Ele foi o único jogador a ter vencido a Copa do Mundo em três oportunidades, e sua habilidade e imaginação eram incomparáveis. Pelé fez coisas que nenhum outro jogador sequer sonharia, como o famoso drible na semifinal da Copa do Mundo de 1970, que ficou conhecido como o Pelé run-around. Ou o gol que ele marcou na final da Copa do Mundo de 1958 aos 17 anos, quando passou a bola por cima de um zagueiro e chutou de voleio para a rede”, afirmou.


21:54 – Faixada do Palácio dos Bandeirantes ganha iluminação verde e amarelo

A faixada do Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, ganhou as cores verde e amarelo em homenagem ao ex-jogador Pelé, que morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos. O governador Rodrigo Garcia decretou luto oficial no Estado de sete dias. Os sites oficiais do órgão  trazem um laço preto que simboliza o luto, juntamente com a coroa dourada, em alusão ao apelido de Rei de Futebol.

Palácio dos Bandeirantes


21:44 – Nasa mostra galáxia com as cores do Brasil em homenagem a Pelé 

A Nasa publicou uma imagem da “galáxia espiral na constelação do Escultor” nas cores verde e amarelo, que representam o Brasil em homenagem a Pelé. O tributo foi divulgado no perfil da agência americana em suas redes sociais.


21h33 – Campeão Mundial em 1970, Gerson se emociona com carta de despedida ao Rei do Futebol

O ex-companheiro de Pelé no esquadrão de 1970, Gerson homenageou se emocionou com um carta de despedida ao Rei do Futebol.  O “canhotinha de ouro” exaltou a trajetória do ex-jogador, que também foi seus adversário diversas, quando atuava por Flamengo, Botafogo, São Paulo e Fluminense. “Um Rei não morre, um rei apenas descansa”, escreveu Gerson, que publicou uma imagem abraçado Pelé durante uma partida da Copa do Mundo de 1970. Em seguida, ele publicou um vídeo em seu Instagram. Confira:


21h25 – Vila Belmiro apagada para homenagem a Pelé

O Santos publicou uma foto em suas redes sociais onde a Vila Belmiro aparece toda apagada em alusão a morte de Pelé, que fez muitos torcedores vibrarem nas arquibancadas do estádio. Apenas o telão aparece ligado e nele aparece uma coroa com o nome do ex-camisa 10 do Alvinegro Praiano. O velório ocorrerá no estádio a pedido do próprio ex-jogador à família.


20h53 – ‘O Brasil perde seu Rei, mas a sua obra ficará para sempre’, diz Zico

O ex-jogador de futebol Zico lamentou a morte de Pelé e disse que a obra do camisa 10 do Santos seguirá viva. “Hoje é um dia muito triste para o futebol brasileiro e para o futebol mundial. Perdemos o nosso Rei, então o Edson Arantes do Nascimento que descanse em paz, mas o Rei Pelé ficará para a eternidade. Eu só tenho que dizer muito obrigado por todos os ensinamentos […]  Brasil perde o seu Rei, mas a sua obra ficará para sempre”,  afirmou.


20h40 – Zagallo se declara a Pelé após morte do craque: ‘Te amo’

Mário Jorge Lobo Zagallo fez uma homenagem emocionante a Pelé. “Meu maior companheiro se foi, e é com esse sorriso que vou levar você comigo. Amigo de muitas histórias, vitórias e títulos e que deixa uma mensagem eterna e inesquecível. A pessoa que parou o mundo várias vezes. A pessoa que fez da camisa 10 a mais respeitada. Um brasileiro que defendeu nosso país. O mundo chora e se despede do maior de todos. Você é eterno. Eu te amo”, disse o Velho Lobo, que foi um dos grandes parceiros do  Rei do Futebol.


20h25 – Edinho lamenta a morte de Pelé: ‘Vai com Deus, meu pai’

Edson Cholbi Nascimento, mais conhecido como Edinho, filho de Pelé, prestou homenagem ao Rei do Futebol, que morreu aos 82 anos nesta quinta-feira, 29, em São Paulo. O treinador de futebol publicou uma foto no Instagram ao lado do pai e escreveu: “Vai com Deus, meu pai”


20h07 – Bolsonaro decreta luto de três dias pela morte de Pelé

Depois de lamentar a morte de Pelé, o presidente Jair Bolsonaro decretou luto nacional de três dias pela morte do Rei do Futebol. A medida foi publicada nesta quinta-feira, 29, horas após a morte do ex-jogador.


19h43 – Cristo Redentor é iluminado de verde e amarelo em homenagem ao Pelé

Cristo Redentor está iluminado com as cores verde e amarela em homenagem ao Rei do Futebol. As cores ficarão no monumento durante esta noite e madrugada desta sexta-feira, 30. As informações são do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, que é responsável pela estátua. “O monumento ao Cristo Redentor ficará iluminado nas cores do Brasil durante toda a noite desta quinta-feira, a partir das 18 horas, em homenagem ao atleta do século, que encantou o mundo inteiro em vida e sempre será uma grande inspiração a todos os brasileiros”, informou


19h28 – Clubes europeus homenageiam Pelé antes de partidas

Liga Espanhola e o Campeonato Francês homenagearam Pelé antes da bola rolar nas partidas desta quinta-feira, 29. Na partida entre Atlético de Madrid e Elche, pela 15ª rodada do Espanhol, jogadores das duas equipes ficaram perfilados no gramado e fizeram um minuto de silêncio ao Rei do Futebol. Pelo Francês, a partida entre Olympique de Marselha e Toulouse teve um minuto respeitado ao tricampeão mundial com seleção.


19h16 – Barack Obama homenageia Pelé: ‘Entendeu o poder do esporte’

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi um dos líderes mundiais que usou as redes para se despedir de Pelé. Em foto publicada no Instagram, Obama disse que Pelé “foi um dos maiores que já jogou o belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas”.


19h04 – Jair Bolsonaro se manifesta sobre a morte do Rei: ‘Um dos maiores atletas de todos os tempos’

O presidente da República, Jair Bolsonaro, se manifestou sobre a morte do Rei do Futebol, exaltando suas conquistas e afirmando que ele elevou o nome do Brasil por onde passou. “Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou”, disse o presidente em nota divulgada pela Secom.


18h56 – Complexo viário em Santos será nomeado em homenagem a Pelé

O complexo viário da entrada de Santos, uma das maiores obras da região, receberá o nome de Rei Pelé. A novidade foi anunciada pelo governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia nesta tarde momentos após a confirmação da morte do atleta.


18h49 – Lula lamenta morte de Pelé: ‘Nunca houve um camisa 10 como ele’

O presidente eleito Lula também homenageou Pelé em suas redes sociais. “Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar , ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar Show”, disse Lula ,que continuou. “Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. […] Deixou uma certeza: Nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”.


18h38 – Ex-assessor e amigo de Pelé, Pepito faz homenagem ao Rei: ‘Até breve’

O ex-assessor de Pelé, Pepito, também deixou seu recado para o Rei. “Hoje perdi meu irmão. Como cristão católico, sei que é ‘morrendo que se nasce para a vida eterna’. Teremos toda a eternidade para estarmos juntos na casa do Pai. Ele apenas deixou o mundo das coisas que tem fim e foi para o mundo das coisas que não tem fim. Até breve, Pelé”, disse Pepito, que trabalhou com o Rei por 50 anos e deixou o cargo em abril deste ano.


18h34 – Velório de Pelé acontecerá na segunda e terá cortejo por Santos

O velório de Pelé acontecerá na próxima segunda-feira, 2, na Vila Belmiro. O caixão será posicionado no meio do gramado e ficará lá por 24 horas, das 10h de segunda às 10h de terça-feira, 3. Depois disso, será realizado um cortejo pelas ruas de Santos até o Memorial Necrópole Ecumênica, onde acontecerá o sepultamento, reservado aos familiares. A entrada na Vila Belmiro acontecerá pelos portões 2 e 3, enquanto as saídas serão pelos 7 e 8.


18h28 – Prefeito de Santos decreta luto oficial de sete dias

O prefeito da cidade de Santos, Rogério Santos, decretou luto oficial de sete dias no município após a morte de Pelé. Os detalhes sobre o velório, que acontecerá na Vila Belmiro, serão divulgados apenas após uma manifestação da família. O atleta será homenageado em vários pontos da cidade e na noite do Réveillon.


18h21 – CBF decreta luto oficial e promete homenagens

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, decretou luto oficial de sete dias após a morte de Pelé e declarou que a organização irá prestar todas as homenagens possíveis para o atleta.


18h10 – Família de Pelé pedirá que Santos aposente a camisa 10

A família de Pelé irá pedir para que o Santos, clube que revelou o jogador, aposente a camisa de número 10, eternizada pelo craque. O pedido não foi oficializado ao time, mas o tema deverá ser discutido entre a diretoria e os sócios.


18h03 – Velório de Pelé será realizado na Vila Belmiro

O velório de Pelé irá acontecer na Vila Belmiro, estádio do Santos onde Pelé se consagrou como melhor jogador de todos os tempos. Até o momento, a data da cerimônia não foi confirmada.


17h56 – Estrelas do futebol internacional lamentam morte de Pelé

Além dos jogadores brasileiros que já se manifestaram, diversas estrelas do futebol mundial usaram as redes sociais para homenagearam Pelé. Dentre eles estão o português Cristiano Ronaldo, o argentino Lionel Messi, o francês Kylian Mbappé e o norueguês Erling Haaland. Os três primeiros publicaram fotos com o Rei do Futebol, enquanto o último divulgou um registro do camisa 10 jovem com a legenda: “Tudo que você vê um jogador fazendo, Pelé fez primero. Descanse em paz.


17h48 – Fãs se aglomeram em frente à Vila Belmiro

Após o anúncio da morte de Pelé, dezenas de fãs e torcedores do Santos se aglomeraram em frente ao estádio da Vila Belmiro, casa da equipe da baixada santista. Até o momento, não existe informação sobre se o local será utilizado nas cerimônias de despedida de Pelé. Fãs também chegam ao Hospital Albert Einstein, onde o Rei estava internado.


17h35 – Neymar homenageia craque: ‘Antes de Pelé, 10 era apenas um número’

Neymar prestou sua homenagem a Pelé. O jogador, que assim como o Rei do Futebol fez história jogando com a camisa do Santos, ressaltou a transformação que o ex-jogador causou no esporte mais popular do Brasil: “Antes de Pelé, ‘10’ era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é eterno”.


17h23 – Rivais do Santos lamentam morte do craque

Antigos rivais de Pelé dentro de campo, diversos clubes lamentaram a morte do craque. Em seus perfis nas redes sociais, equipes como Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Internacional, Fluminense e Flamengo homenagearam o ídolo. Veja as homenagens aqui.


17h10 – Governo de São Paulo decreta luto oficial de 7 dias

O governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, decretou luto oficial de sete dias pela morte de Pelé. “Em homenagem ao maior mito do futebol brasileiro, estou decretando luto oficial de sete dias. Meus sentimentos a familiares, amigos e ao Santos, seu clube de paixão”, disse Garcia. O decreto deverá ser publicado do Diário Oficial nesta sexta-feira, 30.


17h02 – Políticos homenageiam Pelé

Instantes após a divulgação da morte de Pelé, diversos nomes do universo político se manifestaram e homenagearam o craque. Dentre eles estão os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; e outros parlamentares, como André Janones, Marcelo Freixo e Paulinho da Força. Leia mais aqui.


16h55 – Santos lamenta morte de seu maior ídolo

Clube que revelou Pelé para o mundo, o Santos usou as redes sociais para se manifestar. Foi publicada uma foto com fundo preto e uma coroa sob um holofote. Além disso, estão presentes o nome do craque, o logo do Santos e uma fite preta, representando o luto do clube. “Eterno”, escreveu o clube na legenda da publicação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.