Cinco desafios que Paulinho terá que superar para brilhar no Barcelona

  • Por Jovem Pan
  • 17/08/2017 08h00 - Atualizado em 16/08/2017 19h57
Titular da Seleção Brasileira, Paulinho terá que provar seu valor no futebol espanhol com a camisa do Barcelona

Depois de perder Neymar para o Paris Saint-Germain, o Barcelona saiu em busca de reforços para a temporada 2017/2018. Ousmane Dembelé, do Borussia Dortmund, e Philippe Coutinho, do Liverpool, são alguns dos principais alvos. No entanto, até agora o único negócio fechado pelo clube catalão foi com o brasileiro Paulinho, que se apresenta nesta quinta-feira (17).

Apesar dos importantes títulos na carreira e do bom futebol apresentado na Seleção Brasileira, o jogador chega à Espanha com uma missão: provar que pode jogar em alto nível. A torcida blaugrana não se empolgou com o reforço, ainda mais pelo fato do clube ter pago 40 milhões de euros, cerca de R$ 150,7 milhões, para tirar o jogador do Guangzhou Evergrande, da China.

Os valores gastos pelo Barcelona acabaram colocando Paulinho como o meio-campista mais caro da história do clube, status que aumenta ainda mais a pressão e a desconfiança sobre o brasileiro de 29 anos. A Jovem Pan apresenta cinco desafios que o jogador terá que superar para brilhar com a camisa do Barcelona na temporada 2017/2018. Confira:

Histórico ruim no futebol europeu

Essa não será a primeira vez de Paulinho na Europa. Campeão brasileiro em 2011, Libertadores e Mundial em 2012 com o Corinthians, o meio-campista foi comprado pelo Tottenham em 2013. Mas, o brasileiro acabou decepcionando, inclusive sendo apontado como o pior contratação da história do clube londrino. Agora no Barcelona terá a chance de apagar essa “mancha” na carreira.

Divulgação / Tottenham

Paulinho foi jogador do Tottenham entre 2013 e 2015 e não deixou saudade

Falta de brasileiros entre os titulares

Quando Neymar chegou ao Barcelona, em 2013, o atacante tinha o compatriota Daniel Alves, um dos líderes do time, para recebê-lo. Ambos foram embora e Paulinho chega no clube catalão sem um brasileiro como referência para ajudá-lo em sua adaptação. Atualmente, o Barça conta apenas com Douglas, Marlon Santos e Rafinha no elenco, sendo que nenhum deles figuram entre os titulares. Pouco.

Concorrência no meio de campo

Apesar de todo o valor investido, Paulinho não chega para ser titular no Barcelona. O brasileiro chega para brigar por uma vaga no concorrido meio de campo, que conta com Ivan Rakitic, Sergio Busquets, Andrés Iniesta, Sergi Roberto e André Gomes. A princípio, Paulinho deve brigar por posição com Rakitic.

EFE

Paulinho chega para brigar por vaga com o croata Rakitic

Encaixar no estilo de jogo do Barcelona

Ao longo da carreira, Paulinho nunca se destacou pela técnica. Velocidade e força física sempre se sobressaíram, características que fogem do estilo de jogo do Barcelona. Em contrapartida, o brasileiro também sempre se mostrou um jogador versátil, o que agrada o técnico Ernesto Valverde. Marca, cria e chega à frente para finalizar, como um elemento surpresa. A solução pode estar aí.

Pressão e desconfiança da torcida

Diferente do que acontecia na China, Paulinho terá que suportar uma grande pressão na Espanha. Parte da torcida blaugrana não concordou com o investimento feito pela diretoria do Barcelona e vai querer uma resposta imediata do brasileiro em campo. Uma boa impressão na estreia pode ajudar a amenizar a pressão e a desconfiança dos torcedores.

EFE

Torcida blaugrana espera que o brasileiro dê uma resposta rápida ao alto investimento feito pelo clube