Vítor Pereira tenta aproveitar boa fase no Corinthians para encerrar pior sequência de clássicos na carreira 

Contratado pelo Timão no começo de março, o técnico português está vivendo os dias mais tranquilos desde que desembarcou no Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 22/05/2022 08h00
PETER LEONE/O FOTOGRÁFICO/ESTADÃO CONTEÚDO Vitor Pereira durante partida entre Corinthians e São Paulo Vitor Pereira durante partida entre Corinthians e São Paulo

Contratado pelo Corinthians no começo de março, Vítor Pereira está vivendo os dias mais tranquilos desde que desembarcou no Brasil. Depois de levar o Alvinegro à liderança do Brasileirão, classificar o time para as oitavas da Copa do Brasil e encaminhar a vaga no mata-mata da Libertadores, o treinador passou a ter mais moral com torcida e a diretoria corintianas. O português, no entanto, encara um desafio neste domingo, 22: o aguardado duelo com o São Paulo, na Neo Química Arena, pela sétima rodada do campeonato nacional. À frente do Timão, o técnico perdeu os quatro clássicos disputados e tenta encerrar sua pior sequência na carreira em confrontos com rivais.

Logo no início de seu trabalho, Pereira não conseguiu evitar as derrotas para São Paulo e Palmeiras, em jogos disputados pela fase de grupos do Paulistão, ambos fora de casa. Na semifinal do Estadual, o treinador do Corinthians voltou a ser derrotado pelo Tricolor, mais uma vez no Morumbi, amargando sua primeira eliminação no clube do Parque São Jorge. Já no primeiro clássico do Brasileirão 2022, o técnico colocou um time misto e foi atropelado pelo Verdão, em duelo realizado na Arena Barueri, com mando de campo palmeirense. A sequência de resultados negativos, assim, superou a sua antiga pior marca em clássicos, ocorrida entre 2014 e 2015, em sua primeira passagem pelo Fenerbahçe. Na ocasião, ele somou uma vitória, dois empates e duas derrotas contra os principais rivais da popular equipe turca.

A experiência na Turquia, aliás, foi citada por Vítor Pereira quando torcedores e jornalistas insinuaram que ele “não sabe o que é um Dérbi”. A derrota para o Palmeiras por 3 a 0 abriu feridas na Fiel, especialmente porque o português mandou a campo uma formação com diversos reservas. Devido a uma greve de silêncio do clube, motivada por uma campanha de combate ao ódio no futebol, não se sabia na época que o Timão sofreu com um surto de gripe. “Vão dizer a mim, a mim, que não sei o que é um Dérbi? Eu já saí em um tanque de guerra de um Dérbi, na Turquia”, disse o técnico, referindo-se a uma partida contra o Trabzonspor, em abril de 2016.

Os torcedores alvinegros deram ouvidos ao treinador e compreenderam o recado. A Fiel está em lua de mel com Vítor Pereira, mas isso não a impede de cobrar do português um bom resultado neste domingo, ainda que de maneira mais leve. Um grupo de corintianos que encontrou Pereira no hotel em que o Corinthians ficou em Buenos Aires suplicou a ele, com alguns reprováveis comentários homofóbicos, que mantenha o tabu de nunca ter perdido um Majestoso em Itaquera. “Não pode perder para a bicharada em casa. Põe os titulares, o Willian, põe todo mundo”, pediu um dos torcedores. “Todo mundo que corra”, emendou o técnico, sorrindo.

O retrospecto recente também é uma mancha histórica para o Corinthians. Atualmente, o Alvinegro soma cinco derrotas seguidas para os rivais — no começo de 2022, ainda sob o comando de Sylvinho, o time perdeu para o Santos. A sequência não acontecia havia 60 anos, quando o Timão também foi derrotado em cinco jogos consecutivos diante dos rivais. Assim, a expectativa da Fiel é que o Timão aproveite o bom momento para derrotar o São Paulo. Invicta há sete partidas, a equipe corintiana vem de quatro vitórias (Boca Juniors, Fortaleza, Red Bull Bragantino e Portuguesa-RJ) e três empates (Deportivo Cali, Internacional e Boca Juniors).

O Timão em clássicos com o português no comando

5/3/2022 São Paulo 1 x 0 Corinthians – Morumbi – Paulistão
17/3/2022 Palmeiras 2 x 1 Corinthians – Allianz Parque – Paulistão
27/3/2022 São Paulo 2 x 1 Corinthians – Morumbi – Paulistão (semifinal)
23/4/2022 Palmeiras 3 x 0 Corinthians – Arena Barueri – Brasileirão

Veja discussão sobre Vítor Pereira no Papo de Setorista